UOL


São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Estrangeiros vêem superfície da tropicália

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

"A Revolução Tropicalista", documentário que a TV Cultura exibe na quinta-feira, às 22h30, não foge da sina de um documentário sobre o Brasil dirigido por estrangeiros.
Co-diretora com Yves Billon, a francesa Dominique Dreyfus até tem credencial para fazê-lo -já escreveu biografias de Luiz Gonzaga e Baden Powell. Mas, neste documentário sobre a tropicália, caiu no conto da superficialidade.
E nem é tanto por se deter quase exclusivamente nos pontos de vista dos protagonistas Caetano Veloso e Gilberto Gil. O que dói mesmo no documentário é a realização amadorística, que a riqueza de imagens de arquivo suaviza, mas não extermina.
Quando Baden Powell aparece cantando (o que por si já é meio forçado num documentário sobre a tropicália), por exemplo, suas imagens são intercaladas com tomadas caseiras de casais se beijando no Rio, moças atravessando a rua em Copacabana, táxis passando no asfalto... Depois, Carlos Lyra canta "Influência do Jazz", e o pano de fundo são casais dançando gafieira num teatro semivazio. Fica difícil levar a sério.
O documentário segue quase sempre nesse pique de superficialidade e "samba do gringo doido". Mas se revela, se justifica e se salva no final, quando Caetano e Gil salpicam pitadas de afirmações inusitadas em suas falas.
Primeiro, Caetano conta que o sonho da tropicália era ser "uma nova esquerda" e que, apesar de seu programa de adesão ao mercado, ele e Gil continuam "até hoje inimigos do capital".
Em seguida, um Gil pré-ministério oferece compreensão que foge do triunfalismo habitual dos tropicalistas "vencedores". Afirma que a tropicália "é um movimento que foi a meio caminho", que "semeou, mas não colheu". E sorri, tristonho e lúcido.


A Revolução Tropicalista  
Direção: Yves Billon e Dominique Dreyfus
Quando: quinta, às 22h30, na TV Cultura



Texto Anterior: Circuito elétrico
Próximo Texto: Bernardo Carvalho: A imagem é o Verbo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.