São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA

Documentário estuda regras da atração

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O que faz alguém se sentir atraído por outra pessoa? Existe uma fórmula mágica para o amor? Não espere encontrar todos os segredos sobre o mais enigmático e arrebatador dos sentimentos humanos no documentário "História de Amor". Mas se prepare para ter uma ou duas boas dicas.
No programa, o psicólogo John Marsden conduz a audiência por uma série de "experimentos amorosos controlados" -uma versão mais sofisticada do "Big Brother". O tom é ditado pelo acompanhamento de alguns personagens nas diferentes "fases" do amor.
Kashmira é uma solteira à procura de um homem atraente, que preferencialmente seja parecido com um jogador de futebol italiano. Dave e Bronya estão para se casar. E Joseph sofre com a perda de um amor.
Intercalando o desenrolar das histórias, Marsden apresenta algumas das novas idéias que envolvem as tentativas de explicar o comportamento humano com respeito ao amor e ao sexo.
As histórias também são acompanhadas por explicações das reações hormonais disparadas por determinadas situações, que influenciam o cérebro e o corpo.
Em alguns momentos, o apresentador se coloca como "cobaia", identificando em camisas sujas os odores que mais o agradam (aparentemente, isso serve como um "medidor" do sistema imunológico do parceiro) e escolhendo, num computador, os rostos que acha mais atraentes (em 70% dos casos, de pessoas com traços similares aos dele mesmo).
Exibido originalmente pela rede britânica BBC, o programa faz parte de uma série que se propõe a reunir psicologia e biologia num único pacote. Com um estilo descontraído, oferece pistas de como os cientistas têm tratado os enigmas relacionados à identificação de padrões de comportamento ligados a questões afetivas.
Faltam referências a estudos neurológicos recentes propiciados por técnicas de ressonância magnética. Há pesquisas que indicam, por exemplo, quais áreas do cérebro são ativadas quando uma pessoa observa uma fotografia de seu amor -ao que parece, há regiões responsáveis por isso.
Com 28 minutos, o programa busca abordar os temas a partir de uma biologia mais simples e acessível, do tipo que se vê no ensino médio. Ainda assim, é um interessante -e acima de tudo divertido- ponto de partida para quem quer se aventurar pelo lado científico dos mistérios do coração.


HISTÓRIA DE AMOR. Quando: hoje, às 19h, no GNT.


Texto Anterior: Ilustrada: Roberto Carlos se manifesta sobre processo
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Benjamim Zambraia e Tom Ripley
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.