São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dolores Duran é destaque da Coleção

Compositora foi parceira de Tom Jobim e morreu precocemente aos 29

Oitavo livro-CD, nas bancas no domingo, traz vida e obra da artista carioca, autora de "A Noite de Meu Bem"

DA REPORTAGEM LOCAL

Durante a década de 50, pelas boates de Copacabana e em discos de 78 rotações, Dolores Duran cantava tristes sambas-canção, composições americanas jazzísticas, boleros, mambos, baiões, chansons. Em seu breve tempo profissional, revelou-se também compositora, parceira de Tom Jobim. Dolores Duran é autora de "A Noite do Meu Bem", "Por Causa de Você" e "Fim de Caso" e é sobre ela o oitavo volume da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, nas bancas no próximo domingo.
Dolores nasceu Adileia Silva da Rocha, no bairro da Saúde, no centro do Rio, e desde cedo cantava em bailes, festas e programas de calouros. Começou a gravar em 1951. Sua primeira letra foi para um samba-canção de Tom Jobim, "Se É por Falta de Adeus". Outra com ele foi "Por Causa de Você", que escreveu em um guardanapo, com lápis de sobrancelha, na hora em que ouviu a música.
Em 1959, gravou "A Noite do Meu Bem", a mais famosa de suas 35 composições. No mesmo ano, Dolores morreu enquanto dormia, aos 29 anos.
O autor do livro, que traz biografia, discografia, letras e fotos, é o jornalista Rodrigo Faour. O CD traz versões de "A Noite do Meu Bem", "Por Causa de Você" e "Canção da Volta" na voz de Dolores Duran, além de intérpretes como Maysa e Nana Caymmi. A Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, nas bancas todos os domingos, é dedicada a importantes compositores da música brasileira, em 25 livros-CDs.


Texto Anterior: Shorty é destaque em festival de jazz de Nova Orleans
Próximo Texto: Incentivo: Funarte lança 34 editais com R$ 56,8 milhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.