São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Osesp faz homenagem com sinfonia de Mahler

Isaac Karabtchevsky é o maestro convidado

IRINEU FRANCO PERPÉTUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nas homenagens ao centenário de morte de Gustav Mahler (1860-1911), a Osesp toca a nona e última sinfonia do compositor austríaco, sob a batuta de um dos principais especialistas brasileiros no autor, o paulista Isaac Karabtchevsky, 76.
"Minha relação com Mahler começa ainda como estudante de regência em Freiburg im Breisgau, contemplado com uma bolsa de estudos do governo alemão, nos idos de 1958", conta o regente, que atualmente chefia a Petrobras Sinfônica, no Rio de Janeiro, e a Sinfônica de Heliópolis, em São Paulo.
"Não se pode ouvir indiferente à obra, como não se pode regê-la pensando apenas nas notas", afirma sobre a "Sinfonia nº 9". "Imbui-se desde logo de uma força apaziguadora, que, pelos sons, restabelece o sentido profundo da vida e à passagem do ser humano pela Terra."
O programa é complementado por um "Adagio" do pernambucano Willy Corrêa de Oliveira, 73, que se relaciona com outra sinfonia de Mahler, a sexta. "A escolha dos dois criadores num mesmo programa dará ao público uma visão de estilos, e a possibilidade de usufruir do talento de um dos maiores compositores brasileiros", diz o maestro.

OSESP: KARABTCHEVSKY REGE A 9ª DE MAHLER

QUANDO hoje, às 21h, e amanhã, às 16h30
ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16; tel.0/xx/11/3223-3966)
QUANTO de R$ 24 a R$ 135
CLASSIFICAÇÃO 7 anos


Texto Anterior: Nova Orleans abre festival controverso
Próximo Texto: Soul se volta às raízes e ganha paradas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.