São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA DRAMA

Longa careta oferece só diversão inofensiva

"Água para Elefantes" conta história de triângulo amoroso ambientada em trupe de circo na década de 1930

David James/Divulgação
O ator Robert Pattinson, que interpreta o personagem Jacob Jankovski em "Água para Elefantes", de Francis Lawrence

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Inspirado no best-seller de Sara Gruen, "Água para Elefantes" é um filme convencional até a medula. Bem feito, tecnicamente correto e com uma mensagem edificante. Típica diversão inofensiva para toda a família.
O filme é claramente direcionado a jovens meninas. Tanto que o ator principal é o galã juvenil Robert Pattinson, astro da saga "Crepúsculo". Para delírio das fãs, o ex-vampiro passa o filme inteiro fazendo caras melancólicas e contemplando o horizonte, pensativo.
Pattinson faz Jacob Jankovski, um estudante de veterinária de origem polonesa que, em 1931, no auge da Grande Depressão, perde os pais, abandona os estudos e pega carona num trem. O que ele não sabe é que o comboio carrega a trupe de um circo.
O jovem consegue um emprego no circo e logo cai de amores por Marlena (Reese Witherspoon), uma beldade loura famosa por um número circense com um cavalo.
Só há um problema: Marlena é mulher de August, o sádico dono do circo, interpretado por Christoph Waltz (de "Bastardos Inglórios"). E August logo percebe que o circo entre Jacob e Marlena vai pegar fogo.
O personagem mais intrigante de "Água para Elefantes" é Rosie, uma elefanta que, curiosamente, entende polonês e obedece aos comandos de Jacob. A coitada é espancada pelo maldoso August, em cenas que prometem deixar multidões com lágrimas nos olhos.
"Água para Elefantes" se move a passos lentos. É um melodrama careta e formal, com diversos ingredientes lacrimejantes: um amor proibido, um galã sensível, um vilão impiedoso e bichos fofos apanhando de homens maus. Deve fazer sucesso.

ÁGUA PARA ELEFANTES

DIREÇÃO Francis Lawrence
PRODUÇÃO EUA, 2011
COM Robert Pattinson, Reese Witherspoon e Christoph Waltz
ONDE nos cines Cidade Jardim Cinemark, Espaço Unibanco
Pompeia, Kinoplex Itaim e circuito CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: Crítica/Drama: "Natimorto" faz ficção sobre negação da existência de agente musical assexuado
Próximo Texto: Cinema:Cinecittà abre as portas para o grande público
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.