UOL


São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O Livro Mágico
Record, 14h.
 
(Storybook). EUA, 94. Direção: Lorenzo Doumani. Com William McNamara, Swoosie Kurtz. Após a morte do pai, menino de oito anos que vai morar com a mãe em velha casa descobre que o lugar é encantado, e que no sótão encontra-se a passagem para a terra das histórias. A semelhança com "História sem Fim" não será, certamente, acaso.

Fuga para a Montanha Enfeitiçada
SBT, 15h45.
 
(Escape to Witch Mountain). EUA, 94, 90 min. Direção: Peter Roder. Com Robert Vaughn, Elisabeth Moss. Irmãos gêmeos, separados ao nascer, se reencontram nove anos depois, num orfanato, e descobrem também ter poderes mágicos. Poderes esses de que um ricaço ligado ao orfanato quer se aproveitar para encontrar metais preciosos. Não vai longe.

Nada em Comum
Globo, 15h50.
  
(Splitsville). EUA, 98. Direção: Lynn Hamrick. Com Christopher Lambert, Loretta Devine. Garotos rejeitados pelos amigos por serem filhos de pais divorciados resolvem mudar a situação. Para isso, planejam a separação dos pais de seus colegas. A tarefa não causará pouca confusão.

Pensamentos Mortais
Record, 21h.
 
(Mortal Thoughts). EUA, 91, 102 min. Direção: Alan Rudolph. Com Demi Moore, Bruce Willis. Demi dedura amiga pela morte do marido. Conta-se a seguir a história das canalhices do homem, e de como a mulher prometia um dia acabar com ele etc. A coisa vai longe para dizer pouco.

Cidade dos Anjos
SBT, 22h30.
 
(City of Angels). EUA, 98, 114 min. Direção: Brad Silberling. Com Nicolas Cage, Meg Ryan. Seth (Cage), anjo enviado à Terra para confortar um homem que está morrendo, bate as asas para a simpática médica que cuida do paciente, Maggie (Ryan), que por sinal não acredita em anjos. O charme de Maggie coloca o anjo em situação delicada, já que se se apaixonar mesmo pela moça perderá suas qualidades angelicais e, com elas, a eternidade. O filme anuncia ostensivamente se inspirar em "Asas do Desejo", de Wim Wenders. Na verdade, sua proximidade mais profunda é com "Ghost".

Intercine
Globo, 1h35.

A disputa para passar na quinta se dá entre "A Mulher que Pecou" (91, de Michael Switzer, com Susan Lucci, Tim Matheson) e "Sabotagem" (Canadá, 95, de Tibor Takacs, com Mark Dacascos, Carrie-Anne Moss).

Ladrão por Excelência
Globo, 3h20.
   
(Rough Cut). EUA, 80, 112 min. Direção: Don Siegel. Com Burt Reynolds, Lesley-Anne Down. Policial da Scotland Yard persegue um esperto ladrão e tem como meta de vida prendê-lo. Para tanto, utiliza os préstimos da bela e cleptômana Lesley-Anne. Um Siegel menor, mas um Siegel. (IA)

Natureza do racismo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Filmes são uma questão de tom. Em "O Segredo" (TNT, 22h), Gene Hackman é um racista prestes a ser executado pelo assassinato de dois jovens negros.
Chris O'Donnell é seu neto, um advogado atarantado que tenta livrá-lo da morte. É um bom prato para lágrimas, mas não conte com isso. Gene não fraquejará, não se arrependerá.
São poucos os filmes que conseguem devassar a natureza do racismo. "O Cão Branco", de Samuel Fuller, é um. "O Segredo", de James Foley, é outro.
Se o conseguem é, em parte, porque não fazem demagogia em torno do tema e o atacam pelas bordas, caminham na corda bamba junto com seu personagem. Aqui seria fácil promover a catarse. Foley a recusa: parece nos ensinar mais um racista íntegro do que um liberal choramingas.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Socorro! Bota uma burga no Bush!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.