São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2007

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Troca-troca na TV

Após a globalização de "reality shows" e "games", emissoras agora apostam em franquias internacionais de novelas e séries

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Quase uma década após a exibição do primeiro "Big Brother", a troca de formatos de "reality shows" e "games" já domina o planeta. Com esse mercado consolidado, produtores de conteúdo televisivo apostam: o que vai dar dinheiro agora é transformar novelas e séries em franquias globais.
O movimento chegou ao Brasil. A Globo pôs à venda o formato do "Você Decide", oferecido a TVs estrangeiras como "It's Your Call" (a escolha é sua). Dos 323 programas exibidos de 1992 a 2000, 103 roteiros, com polêmicas mais universais, foram escolhidos para exportação. A rede também se prepara para, em vez de vender só novelas prontas, co-produzir versões em outros países, com profissionais brasileiros. Negocia com Portugal e Estados Unidos e planeja expansão para Espanha, segundo o diretor da divisão internacional, Ricardo Scalamandré.
Já a Rede TV! faz na Argentina, com a Disney, co-produção da versão da série norte-americana "Desperate Housewives".
"Podemos ter um produto de alta qualidade com custo menor", diz Antonio Rosa Neto, superintendente do canal.
Não é de hoje que um programa bem-sucedido de um país ganha versão em outro. A diferença é que o troca-troca passou a ser tendência global, que será debatida no 8º Fórum Brasil - Mercado Internacional de Televisão, amanhã e quinta-feira, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
O que ocorreu com "non-scripts" (programas sem roteiro, como "realities" e "games") acontece agora com os "scripts". E a virada não se deu com uma série caríssima de Hollywood, mas com uma novela colombiana, na avaliação de Carla Affonso, diretora-geral da Endemol Globo (detentora dos direitos de "Big Brother Brasil"). "Isso começou com "Betty, a Feia". Todo mundo passou a achar que [a franquia da] teledramaturgia é uma oportunidade."
O roteiro da novela foi comprado pelos EUA, e "Ugly Betty" também foi sucesso.
Affonso conta que a Endemol, dona de mais de mil títulos de "non-scripts", passou a investir na criação e comercialização de novelas e séries. Desenvolvida pela Endemol inglesa, a série de comédia "8 Out of 10 Cats" foi feita na Noruega, Dinamarca, Suécia, e Alemanha. O mesmo se deu com "Would I Lie to You", que está sendo produzida atualmente na África do Sul.
A Argentina, que se destaca como produtora de cinema e TV, também vive a onda. Além de abrigar a fábrica de "donas-de-casa desesperadas" para o Brasil e outros "hermanos", o país exporta seus roteiros. "Apesar do sucesso que temos com "realities", neste ano passamos a fazer ficção para Argentina, Chile e Espanha", diz Mariano Kon, diretor de vendas internacional da Cuatro Cabezas, uma das grandes produtoras argentinas.
A série cujo roteiro foi exportado é "Hermanos y Detectives". "A ficção na TV sempre foi um fenômeno global. A TV sempre se nutriu de séries americanas, novelas brasileiras, venezuelanas ou mexicanas. Hoje, estamos assistindo à adaptação local de formatos de ficção pela necessidade dos grandes estúdios e distribuidoras de tirar o maior proveito econômico de seus catálogos. Em vez de só vender "enlatados", oferecem os formatos."
A questão é descobrir que histórias podem ser adaptadas em países com culturas tão diferentes. Diretor do "Big Brother Brasil", J.B. de Oliveira, o Boninho, não crê que a teledramaturgia seguirá facilmente o caminho das franquias de "realities". "Séries como "Desperate Housewives" procuram se basear em estereótipos regionais, que, quando adaptados, se perdem. Uma dona-de-casa daqui nunca vai se reconhecer no perfil daquelas mulheres e, se a adaptação for muito radical, teremos outro programa."
Para Scalamandré, é preciso, além da "adaptação e produção criativas", levar em consideração "as características e culturas locais". Affonso, da Endemol, acredita que "da mesma maneira que aprendemos a adaptar os "realities", haverá um aprendizado na teledramaturgia. "A busca será por roteiros mais universais", aposta.


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