São Paulo, sexta-feira, 29 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Estação Espacial 3D"

Longa sobre o espaço vale por imagens espetaculares

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se existe algo que mereça ser visto em tela grande com efeitos tridimensionais é a exploração do espaço.
Este pequeno documentário sobre o começo da construção da Estação Espacial Internacional vale a pena ser visto por causa das imagens.
Infelizmente o texto da narração é pífio. Parece retirado de um comunicado à imprensa.
Esse viés de "press release" toma conta de tudo.
Quem quiser se informar de fato sobre a história por trás desse enorme laboratório em órbita do planeta vai ter de pesquisar em outro lugar.
A "corrida" espacial foi resultado da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a então União Soviética. Os americanos ganharam o prêmio maior, o pouso na Lua. Os soviéticos se concentraram em pequenas estações espaciais, como as da série Salyut e a Mir.
Com o fim da Guerra Fria, os dois lados juntaram forças. A Rússia, principal herdeira das atividades espaciais da ex-URSS, tinha pouca verba para tocar um programa só dela. Os ônibus espaciais faziam viagens curtas, caras e com custo reduzido. A solução para as burocracias espaciais foi todo mundo se juntar num grande projeto.
Pouco se fala no filme dos reais resultados práticos em termos de ciência e tecnologia (exceto, claro, a tecnologia de construir uma estação espacial). O motivo é óbvio: porque são escassos. O telescópio espacial Hubble foi muito mais útil na produção de conhecimento científico. Mas as imagens são arrasadoras.


ESTAÇÃO ESPACIAL 3D
Direção: Toni Myers
Produção: EUA, 2002
Onde: em cartaz no Espaço Unibanco Pompeia/Sala Imax
Classificação: livre
Avaliação: bom



Texto Anterior: Crítica/"Killshot - Tiro Certo": Atuação de Mickey Rourke prejudica thriller repetitivo
Próximo Texto: Crítica/"Garapa": Filme de José Padilha falha ao analisar a fome no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.