São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Queda Livre
SBT, 14h30.
  
(Terminal Velocity). EUA, 1994, 100 min. Direção: Deran Sarafian. Com Charlie Sheen, Nastassia Kinski. Tido como responsável pela morte de uma aluna de pára-quedismo, Charlie Sheen tentará demonstrar que não era culpado. Mas, para tanto, ele tem de se infiltrar no mundo da espionagem internacional (a garota era da KGB), com todos os perigos a que tem direito. Destaque para Nastassia Kinski e para as cenas de ação.

Voltando para Casa
Globo, 15h40.
  
(Running Home). EUA, 1995. Direção: Marc Voizard. Com Claudia Christian, Kristian Ayre, Andreas Apergis. Garoto criado nas ruas da Filadélfia decide ir em busca da mãe, após descobrir sua identidade. Estaria tudo muito bem, não fosse testemunhar um crime, após o que passa a ser perseguido pelos policiais responsáveis pelo ato.

Blade, o Caçador de Vampiros
SBT, 22h30.
  
(Blade). EUA, 1998, 120 min. Direção: Steven Norrington. Com Wesley Snipes, Steven Dorff, Traci Lords, Kris Kristofferson. Snipes é de um tipo híbrido de vampiros, pois mantém certas características humanas (como resistir aos raios de sol, por exemplo) e até consegue controlar sua sede de sangue, com ajuda de remédios. Ele se oporá, no mais, ao sádico vampiro Frost, que pretende dominar totalmente os humanos.

Intercine
Globo, 1h25.

Os candidatos são "Um Crime entre Amigas" (1998, de Darren Stein, com Rose Megowan, Rebecca Gayheart) e "Um Drink no Inferno 2" (1999, de Scot Spiegel, com Robert Patrick, Bo Hopkins).

Joe contra o Vulcão
SBT, 2h25.
  
(Joe Versus the Volcano). EUA, 1990, 101 min. Direção: John Patrick Shanley. Com Tom Hanks, Meg Ryan. Comédia romântica sobre rapaz que tem os dias contados e que, em troca de dinheiro, topa ser sacrificado em um vulcão. Tudo muda quando ele se apaixona. Um dos raros fracassos de Hanks.

Os Pássaros
Globo, 3h.
    
(The Birds). EUA, 1963, 120 min. Direção: Alfred Hitchcock. Com Rod Taylor, Tippi Hedren. Pequena cidade é ameaçada por pássaros em princípio simpáticos que, de repente, tornam-se extremamente ameaçadores. A dor, a ameaça, o terror -raramente se dissertou melhor e mais profundamente sobre esses assuntos. Impossível pedir mais.

Refém por Vingança
SBT, 4h15.
 
(Murder at the World Series). EUA, 1976. Direção: Andrew V. McLaglen. Com Lynda Day George, Karen Valentine. Depois de ser rejeitado por um time de beisebol, jovem vinga-se seqüestrando a mulher de um jogador. No entanto, ele pega a mulher errada. Só para SP. (IA)

Mulher fatal não é bibelô

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Ao contrário de tantos amigos, não sou um apaixonado por "Femme Fatale" (HBO, 0h15). Mas Brian de Palma é um diretor tão superior à média que, mesmo quando seus filmes parecem antes de mais nada exercícios técnicos reiterativos de idéias antigas, eles têm muito a nos ensinar.
Não penso nos longos "travellings" tocados a "steady cam" -parecem uma facilidade quase imperdoável. Há audácias bem mais discretas, como a divisão da tela em duas, que nos remete aos anos 50, embora acrescente algo (a história se passa em duas dimensões). E, bem mais que certos virtuosismos, convém lembrar que De Palma é talvez o último diretor despudorado em atividade, ou seja: que filma a mulher como um ser complexo, não como um bibelô politicamente correto.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Globo estréia A Penhora do Destino!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.