São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CESTINHA DE PERNIL

RECEITA DOS CHEFS MARA SALLES E EDUARDO DUÓ

Rende 30 unidades
RECHEIO
- 1 e 1/2 kg de pernil
- 2 colheres (sopa) de polpa de pequi em conserva picado
- 1 colher rasa (sopa) de sal
- 200 ml de vinagre branco
- 1/2 garrafa de vinho branco seco
- pimenta-do-reino a gosto
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 5 dentes de alho picados
- 3 cebolas
- suco de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de óleo
- cebolinha picada

PREPARO
Na véspera, tempere o pernil com a seguinte vinha d'alhos: alho picado, uma cebola em cubinhos, as pimentas, vinagre, sal, vinho e limão. Retire o pernil e coe a vinha d'alhos. Despeje sobre o pernil todo o líquido coado, depois envolva-o em papel-alumínio. Leve ao forno médio (160 C) por uma hora e meia. Retire do forno, deixe esfriar um pouco, desfie e reserve. Refogue o restante das cebolas, cortadas em pétalas finas, em óleo quente até murcharem. Agregue o pernil desfiado e junte um pouco do líquido do assado. Acrescente o pequi, misture e desligue o fogo.

CESTINHAS
Para fazer as cestinhas, use 250 g de massa filo cortada em quadradinhos de 9 cm. Pincele manteiga em duas folhas da massa, sobreponha cada camada, formando uma estrela de oito pontas. Em uma fôrma de empada, ajeite a massa, moldando a cestinha. Leve ao fogo médio (180 C) por dez min. ou até dourar. Recheie com o pernil quente e salpique cebolinha.

O pequi e a guariroba são encontrados no largo da Concórdia e em casas de produtos nordestinos; a massa filo é vendida em casas de massas prontas


Texto Anterior: Comida: A riqueza do cerrado
Próximo Texto: Restaurantes de SP servem pratos goianos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.