São Paulo, segunda, 29 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um Dia em Nova York

da Redação

Sempre se disse que em briga de marido e mulher ninguém mete a colher. O ditado não poderia ser mais verdadeiro do que em "Um Dia em Nova York".
A doce e tímida Eliza (Hope Davis) encontra um bilhete com um verso de amor e assinado por Sandy caído de uma das calças do marido Louis (Stanley Tucci). Tal qual Poliana, porém, ela não acredita que ele tenha feito qualquer coisa de errado.
É então que ela vai pedir conselhos à mãe, a chatérrima Rita (Anne Meara). E, como também sempre se disse que mãe só muda de nome e endereço, ela envolve toda a família na história.
Eles -Eliza, a mãe, o pai, a irmã Jo e o candidato a cunhado Carl- partem para Nova York, à cata de esclarecimentos de Louis.
Vão até o trabalho dele -ele não está. Descobrem em sua mesa umas fotos e um endereço, ficam esperando no lugar por horas, até que ele aparece, acompanhado por uma mulher.
Tentam segui-lo quando ele pega um táxi, não conseguem, vão até uma festa da editora onde ele trabalha, ele não aparece.
Entre um encontro e um desencontro, a família só falta se matar. A mãe acha as filhas idiotas, que pensam que ela é tapada e intrometida. O pai não fala nada, e o namorado de Jo vive dando uma de intelectual para cima da "classe média" que é vítima da mediocrização pela TV e shopping centers -ou seja, os pais dela.
Enquanto isso, a pobre Eliza fica dividida entre acreditar que o marido não fez nada, apesar das evidências, ou seguir a autoritária mãe, que tem certeza da culpa.
Não falta ao filme uma certa dose da fórmula de filmes independentes -que surgiram como um novo respiro, mas logo se tornaram uma espécie de gênero. E, como fórmula, acaba cansando rápido. (MaM)
Filme: Um Dia em Nova York Produção: EUA, 1997, 102 min Direção: Greg Mottola Com: Hope Davis, Stanley Tucci, Parker Posey, Anne Meara, Liev Schreiber Lançamento: Alpha (011/230-0200)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.