São Paulo, segunda, 29 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Conexão Brasil' mostra fronteira

ROGER MODKOVSKI
da Agência Folha, em Curitiba

Depois de "Matadores", de Beto Brant, mais um filme tenta contar um pouco da complicada história das fronteiras brasileiras.
É "Conexão Brasil", longa metragem de ação ambientado entre Brasil, Paraguai e Argentina, que deve ficar pronto em setembro.
Com uma hora e meia de duração, "Conexão" está sendo produzido por um grupo liderado pela Tigre Produções, de Cascavel (oeste do Paraná), e pela TV Tarobá (retransmissora da Bandeirantes na região).
A direção é de Luís Carlos Lacerda ("For All") e Antônio Marcos Ferreira. Dividem a direção de fotografia César Pilatti, de Cascavel, e Cézar Elias ("Navalha na Carne").
No elenco, há uma mistura de atores locais e argentinos. Um dos atores, Talício Cirino, é também o roteirista.
O enredo é simples: um presidiário sai da cadeia e sequestra a mulher do ex-policial que, anos atrás, fora o responsável por sua prisão e pela morte de seu companheiro.
"Conexão Brasil" foi parcialmente financiado com recursos da lei de Incentivo à Cultura, mas, para fechar o orçamento do longa-metragem, estimado em cerca de R$ 700 mil, os produtores estão tendo de apelar para expedientes inusitados.
Entre eles, trazer para exibição em Cascavel a megaprodução "Titanic". O filme está sendo mostrado no único cinema que sobrou na cidade -que pertence à Tigre-, com arrecadação revertida para "Conexão".
A produtora também promoveu, na cidade, um torneio de artes marciais, que teve 500 participantes. O dinheiro das inscrições foi embolsado pela produção, e algumas cenas de luta foram gravadas para o filme.
A produção também tem o apoio da Secretaria da Cultura do Paraná.
Cerca de 40% das cenas já foram gravadas, em Cascavel. A intenção da produtora é começar a segunda etapa das filmagens -que envolvem uma equipe de 70 pessoas- em agosto, em locações no Paraguai e nas cidades argentinas de Buenos Aires e Posadas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.