São Paulo, Terça-feira, 29 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roteiro de Paulo Emilio e Lygia é relançado

da Reportagem Local

Pouco mais de dez anos depois de escrever "Jean Vigo", Paulo Emilio Salles Gomes começou uma empreitada no sentido oposto. Depois de levar o que se passava nas telas para o livro, ele resolveu, junto com Lygia Fagundes Telles, com quem era casado, transpor um clássico literário para o cinema.
No apartamento da rua Sabará, número 400, em São Paulo, o casal produziu, em 1969, um roteiro para cinema de "Dom Casmurro", de Machado de Assis.
O resultado do trabalho que os dois produziram ao custo de muitos bules de café volta a ser editado em livro. "Capitu", que serviu de base para a produção homônima de Paulo César Saraceni, roteiriza a relação dos personagens Capitu e Bentinho sem fazer o mesmo trajeto usado no original.
Apesar disso, o roteiro se mantém fiel ao conteúdo da história, que narra a possível traição de Capitu (personagem que foi absolvida desse crime, na semana passada, em "julgamento literário" realizado na Folha). (CEM)


Livro: Capitu Autores: Lygia Fagundes Telles e Paulo Emilio Salles Gomes Lançamento: Siciliano Quanto: R$ 12,50 (176 págs.)


Texto Anterior: Atriz põe acento "inglês" na voz de Lydou
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.