São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
CULT
Precursor do cinema marginal, Ozualdo Candeias, que já atuou em filmes de Zé do Caixão, ainda hoje frequenta bares na Boca do Lixo, em SP, região onde rodava suas produções; o cineasta ganha esta semana mostra retrospectiva no CCBB paulistano

Morro acima

Uma boa surpresa está emergindo do coração de 37 favelas cariocas: 24% de seus moradores são da classe B e apenas 1%, da classe E. Os números surpreenderam o Iser (Instituto de Estudos Religiosos), que subiu os morros para entrevistar 857 pessoas e descobrir seus hábitos de consumo.

De acordo com o "Critério Brasil", usado pelos institutos de pesquisa, a classe E é aquela que tem renda de cerca de R$ 250, além de baixa escolaridade e poucos bens. Uma família pode ter renda baixa, mas, se tiver carro, TV, geladeira, freezer e empregada mensalista, pode pular para a classe B.

É o que acontece nas favelas pesquisadas: a maior parte das famílias ganha até três salários, mas têm muitos bens. O Iser está debruçado sobre os números para entender o fenômeno.

CHAPÉU
Lucio Gomes, irmão de Ciro Gomes, tem encontro marcado amanhã com Antônio Ermírio de Moraes, do grupo Votorantim. Assunto: dinheiro para a campanha.

LENÇO
Cresce a pressão sobre Ciro para que ele peça a José Carlos Martinez Corrêa (PTB-PR) que se afaste da coordenação da campanha. Assessores temem que a ligação da imagem de Martinez a PC Farias seja fatal.

PORTEIRA
O senador Maguito Vilela, do PMDB, ex-governador de Goiás, quer aderir a Ciro.

LANTERNA 1
Uma inconfidência de Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, a um empresário, incendiou parte da elite carioca no fim de semana. Montenegro afirmou que José Serra pode aparecer atrás de Garotinho nas próximas pesquisas.

LANTERNA 2
A explicação de Montenegro: Garotinho tem garantidos 30% dos votos do Rio e mais 10% dos evangélicos e deve manter os 11% que tem hoje. Já Serra, com 13%, pode perder mais alguns votos para Ciro Gomes.

CALDO DE GALINHA
Tal resultado não surpreenderia os marqueteiros de Serra.

ARCO-ÍRIS
A revista "G Magazine" está tentando convencer uma emissora da TV aberta a realizar um debate com os candidatos gays às eleições. Depois de quase dois meses de pesquisa somente seis candidatos a deputado, de São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Paraná, "saíram do armário" e se dispuseram a participar.

NOVELA PERUANA
É cada vez maior a confusão em torno da venda de parte da cervejaria peruana Backus & Johnston para o grupo Cisneros, um dos maiores da América Latina. A operação tornaria a Backus uma das grandes empresas da região, pronta para competir com a AmBev. Um dos sócios, no entanto, acusa Cisneros de manobras para controlar o negócio.

No meio da confusão, uma bela e poderosa mulher: Susana de la Puente, do banco JP Morgan. O grupo Cisneros desconfia de que ela, sendo para lá de amiga do ministro da Economia, Pedro Pablo Kuczynski, esteja no lobby dos adversários tentando bloquear o negócio.

CORREDORES
Faustão passou a tarde da última quinta-feira na sede da TV Bandeirantes.

Ele visitou estúdios e conversou longamente com a cúpula da emissora paulista.

DE OLHO
O chef Luciano Segatto, do La Risotteria, vem tentando participar do "Big Brother Brasil" desde a primeira versão do programa. Vizinho de Ana Maria Braga, ele chegou a pedir uma "forcinha" à apresentadora para ser incluído no "BBB 1" . Ela o indicou aos produtores, mas o nome de Segatto foi vetado, porque ele não seria totalmente anônimo.

O chef não desistiu e já se inscreveu para a próxima versão do "reality show" da Globo. Desta vez, não pediu ajuda a ninguém. "Eu me inscrevi como todo mundo, pela internet", diz.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
E FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

É nesta quarta-feira o evento comemorativo dos 70 anos da Revolução Constitucionalista, às 16h, no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
O DJ George Actv comanda hoje os pick-ups do Tostex, dentro do projeto Áudio, a partir das 20h.
O músico Ronaldo Belloti se apresenta hoje, a partir das 19h, na Casa das Rosas.
A atriz Berta Zemel interpreta a psiquiatra Nise da Silveira amanhã e quarta-feira no monólogo "Anjo Duro", dentro da mostra "Oito Solos de Teatro", às 21h, no Teatro Folha.
Os DJs Celsinho Double C e KBça dão o som hoje no projeto DJs Party, a partir das 22h, no Show Bar Lounge.



Texto Anterior: Filmes e TV paga
Próximo Texto: Televisão - Laura Mattos: Imortal, Paulo Coelho pode ter série na Globo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.