São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VELVET UNDERGROUND

Pai dos indies também merece festa

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Se a festa é para David Bowie e os 30 anos de "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars", então é necessariamente também para os 35 anos do pai musical de Bowie e de Ziggy: o primeiro álbum do Velvet Underground.
A comemoração em torno do mítico "disco da banana" (idealizado monetária e graficamente por Andy Warhol e musicalmente pelos líderes da banda, Lou Reed e John Cale) é, em parte, parecida com a do disco do filhote Bowie.
Em pacote de luxo, a edição de aniversário se separa em dois volumes de música, bônus, textos e outras "novidades" vindas do passado quase quarentão.
Musicalmente, no entanto, não é muito mais que uma esparrela. O volume um traz o disco que continha clássicos do submundo e do experimentalismo como "Waiting for the Man" e "Venus in Furs". E se completa por cinco faixas-bônus recolhidas do álbum de estréia da modelo e então recém-cantora Nico, agregada ao Velvet Underground.
No volume dois, está a versão mono (ou seja, ainda mais suja que a já suja versão estéreo do disco), como foi gravada originalmente pela banda, antes que ela dispusesse de contrato com a gravadora. De bônus, os singles originais de "All Tomorrow's Parties", "I'll Be Your Mirror", "Sunday Morning" e "Femme Fatale", em versões encurtadas, destinadas (inutilmente) às rádios.
Em outras palavras: é item de colecionador, que só há de soar redundante (além de caro) ao ouvinte comum. Mas, contrariamente às práticas aqui do Brasil, é assim que gravadoras ganham dinheirinho extra: com produtos sofisticados, minuciosos, caros.


The Velvet Underground & Nico - Deluxe Edition     
Grupo: The Velvet Underground & Nico
Lançamento: Universal (importado)
Quanto: R$ 120 (na Indie Records)




Texto Anterior: "Ziggy Stardust": Edição de luxo é cartilha para o rock and roll de hoje
Próximo Texto: Download: O Queens está nu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.