UOL


São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aos cem, morre Bob Hope, mais famoso comediante dos EUA

France Presse
Bob Hope com a atriz Rhonda Fleming em cena de "O Gostosão", filme de 1949



Astro de Hollywood fez sucesso ao lado de Bing Crosby e animou tropas americanas em três guerras


ROBERTO DIAS
DE NOVA YORK

O comediante Bob Hope, que divertiu tropas americanas da Segunda Guerra Mundial à Guerra do Golfo, morreu aos cem anos em sua casa na Califórnia.
Segundo sua assessoria, Hope estava com pneumonia e morreu na noite de domingo ao lado de sua mulher, Dolores, com quem estava casado havia 69 anos.
Mais famoso comediante do país, ele havia completado seu centenário em 29 de maio -um dia de celebração em diversos lugares dos EUA, mas no qual ele já não aparecera em público.
Minutos depois da divulgação da notícia da morte de Hope, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deu entrevista ao vivo na televisão americana para falar sobre o comediante. "Hoje a nação perdeu um grande cidadão. Bob Hope serviu o país quando foi para os campos de batalha para entreter milhares de tropas de diferentes gerações", afirmou.
Hope tinha tratamento especial mesmo em Los Angeles, acostumada a homenagear astros do cinema. A esquina mais famosa da cidade, da Hollywood Boulevard com a Vine Street, foi batizada com o nome do comediante. O ator e diretor Woody Allen definia-o como "o mais importante comediante para mim".

Inglês de nascimento
Nascido em Londres, Hope emigrou para os EUA aos quatro anos, quando sua família fugia de uma recessão econômica na Inglaterra, e estabeleceu-se em Cleveland. Ele mudou seu nome original, (Leslie Townes Hope), tipicamente inglês, para Bob Hope por causa das gozações de colegas americanos na escola.
Hope começou a trabalhar como vendedor de jornais e sapatos e "caddie" de golfe. Depois resolveu cantar e dançar, e nos anos 30 já tinha presença em musicais da Broadway.
No final daquela década, assinou contrato para ter seu próprio show no rádio e estabeleceu-se em Hollywood. Em 1938, produziu sua mais famosa música, "Thanks for the Memory", no filme "Folia a Bordo", dos estúdios Paramount.
Depois, formaria longa dupla nas telas com seu mais famoso parceiro, Bing Crosby (1903-1977). No total, Hope participou de mais de 50 filmes de comédia.
O comediante atuou também na televisão e teve participação destacada nas cerimônias do Oscar, que apresentou por 18 vezes. Ele jamais venceu o prêmio, embora tenha recebido diversas homenagens especiais da Academia. Foi premiado também com o Grammy e com honrarias do governo e do Congresso dos EUA e da coroa britânica.

Visitas às tropas
Sua ligação com as tropas americanas começou quando ele se alistou para lutar na Segunda Guerra Mundial e acabou sendo escolhido para ajudar com suas piadas, em sessões para descontrair os militares.
Depois do conflito, ainda seria chamado para divertir tropas estacionadas em Berlim e atuaria também na Guerra do Vietnã e na Guerra do Golfo, em 1991.
O comediante aproximou-se de diversos ocupantes da Casa Branca -em 1996, a televisão NBC, com a qual Hope trabalhou por mais de quatro décadas, exibiu um especial chamado "Rindo com os Presidentes".
Fora das telas, cultivava sua paixão pelo golfe. Nos últimos dez anos, porém, vinha limitando bastante suas aparições, e fazia piada consigo mesmo. "Você sabe que está ficando velho quando as velas custam mais que o bolo", afirmou certa vez.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Hope convertia piada em arte e fortuna
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.