São Paulo, sexta-feira, 29 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"FILHOTE"

Melodrama espanhol constrói visão edificante da identidade sexual

THIAGO STIVALETTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Todo mundo sabe que o tema preferido do cinema espanhol é o sexo e a identidade sexual. A popularidade do ícone do país, Pedro Almodóvar, se dá muito por sua galeria de gays, travestis e transexuais, em geral mais cômicos que dramáticos.
O mérito de "Filhote" é tratar o sexo (mais especificamente a homossexualidade) numa chave melodramática, respeitosa e até edificante sem nunca soar chato ou pretensioso. Bernardo, um menino de 11 anos, passa a viver com o tio gay, Pedro, depois que a mãe viaja para a Índia. No começo, o tio muda radicalmente de vida para não chocar o garoto, mas com o tempo vai se sentindo mais à vontade. E ao assumir aos poucos sua identidade para Bernardo, faz com que o menino também busque a sua -não sexual, pois ainda é muito novo, mas no sentido mais amplo, das atitudes. Nesse sentido, a decisão de raspar a cabeça não significa pouca coisa.
O mesmo processo de empatia e quebra de preconceito se dá com os amigos do tio. À primeira vista, são criaturas exóticas -muitos são "ursos", os gays de meia-idade, gordinhos e barbudos. Ao longo do filme, eles mostram o seu lado mais humano, derrubando as reservas de espectadores menos "antenados" no mundo gay.
Pena que algumas subtramas estão ali apenas para alongar a história e contribuir para que o espectador tome posição em favor do tio. É o caso da avó que não aceita que o tio gay cuide do menino. A disputa soa um tanto folhetinesca. No fim das contas, tio e sobrinho são personagens fortes o suficiente para justificar sozinhos o interesse dessa trama de afetos acima das preferências.


Filhote
Cachorro
  
Produção: Espanha, 2004
Direção: Miguel Albaladejo
Com: José Luis Garcia Pérez, David Castillo, Empar Ferrer
Quando: a partir de hoje no Cinesesc


Texto Anterior: Estréias/"Provocação": Filme de Tod Williams relaciona narrações da ficção e da vida
Próximo Texto: Patrimônio: Louvre recebe US$ 20 milhões para nova ala islâmica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.