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TV vende comida gordurosa, diz USP
DA REDAÇÃO
Assistir televisão faz mal à saúde. Além de ser uma atividade sedentária, à qual crianças e adolescentes dedicam até mais de cinco
horas por dia, induz à ingestão de
alimentos gordurosos, que provocam obesidade.
Essa é a conclusão a que chega
artigo publicado na edição de junho da "Revista de Saúde Pública", editada pela Universidade de
São Paulo, baseado em pesquisa
de Sebastião de Sousa Almeida e
Paula Carolina Nascimento, do
Departamento de Psicologia e
Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de
Ribeirão Preto (SP), e Tereza Bolzan Quaioti, da Universidade do
Sagrado Coração, de Bauru (SP).
Os pesquisadores analisaram as
propagandas veiculadas por três
das maiores redes de TV do país
entre agosto de 1998 e março de
2000, das 8h às 12h e das 14h às
22h. Entre 3.972 peças exibidas de
segunda a sexta, a maioria,
27,47%, era de produtos alimentícios. Outros 304 anúncios da mesma categoria de produtos foram
apresentados aos sábados
(22,25% do total).
Desses 1.395 anúncios, segundo
a pesquisa, 57,8% eram do grupo
de gorduras, óleos, açúcares e doces. Outros 21,2% eram de pães,
cereais, arroz e massas. Queijos,
leites e iogurtes somavam 11,7% e
carnes, ovos e leguminosas, 9,3%.
"A pirâmide construída a partir
da frequência de veiculação de alimentos na TV difere significativamente da pirâmide considerada
ideal. Há, na realidade, uma completa inversão, além da ausência
de frutas e vegetais", analisam os
estudiosos.
O artigo cita outros estudos que
apontam a influência da TV nos
hábitos alimentares dos brasileiros. "O problema é que os produtos anunciados não estão de acordo com uma dieta saudável e balanceada", concluem, sugerindo o
estudo de medidas para mudar
esse quadro.
(DC)
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