São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 2002

Texto Anterior | Índice

Veneza separa filmes em classes

DE PARIS

Veneza criou uma firme divisão de classe entre os filmes. As produções de linguagem mais convencional, "mainstream", concorrem ao Leão de Ouro na mostra Veneza 59 (número da atual edição do festival). As obras mais ousadas e inovadoras, de platéia limitada, foram destinadas à mostra Contracorrente, que vai dar um prêmio de 50 mil euros ao melhor filme.
A Contracorrente, com 17 filmes em disputa, pode acabar se tornando mais interessante do ponto de vista cinematográfico que a mostra principal. Sobretudo porque contará com a exibição dos novos filmes de Steven Sodebergh ("Full Frontal"), Larry Clark ("Ken Park") e Raymond Depardon ("Um Homem Sem Ocidente").
Na mostra Veneza 59, concorrem 21 filmes -14 europeus, 3 americanos, 3 asiáticos (Japão, Coréia e Taiwan) e 1 australiano. Ao todo, o festival italiano exibirá 143 produções, entre longas e curtas-metragens.
Veneza 59 será aberta hoje com "Frida", em que Selma Hayek interpreta a artista cult Frida Kahlo, Alfred Molina faz seu marido, Diego Rivera, e Antonio Banderas é Siqueiros -o trio de ouro da pintura moderna mexicana, todos eles comunistas, amigos de Leon Trotsky, no filme encarnado por Geoffrey Rush.
Na mostra principal, destacam-se ainda os novos filmes de Sam Mendes ("Road to Perdition", com Tom Hanks e Paul Newman), de Stephen Frears ("Dirty Pretty Things", com Audrey Tautou) e de Takeshi Kitano ("Dolls").
Na mostra não-competitiva, uma das curiosidades é o primeiro filme do ator John Malkovich, "Dancer Upstairs", sobre a captura de Abimael Guzman, o líder do grupo revolucionário peruano Sendero Luminoso. O diretor Clint Eastwood também mostrará seu thriller "Blood Work" fora de competição.
O júri de Veneza 59 será presidido pela atriz chinesa Gong Li (que fez "Sorgo Vermelho") e composto pelo diretor francês Jacques Audiard, pelo poeta russo Evgen Evtuchenko, pelo produtor alemão Ulrich Felsberg, pelo fotógrafo de origem húngara Laszlo Kovacs, pela atriz italiana Francesca Neri e pelo diretor russo Yesim Ustaoglu.
Um Leão de Ouro de honra será entregue a Dino Risi, 85, o realizador de "Perfume de Mulher". O diretor Michelangelo Antonioni será homenageado com uma retrospectiva e um jantar de gala no dia 5. Ele faz 90 anos em 12 de setembro e acaba de rodar seu novo filme, "Eros".



Texto Anterior: 59ª Mostra Internacional de Veneza: Bandeira Branca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.