UOL


São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

Minhas Férias na África
SBT, 14h15.
 
(Going Bananas). EUA, 87, 93 min. Direção: Boaz Davidson. Com Dom DeLuise, Jimmie Walker. O macaco Bonzo atravessa a África fugindo de um dono de circo que tem em relação a ele as piores intenções.

O Jovem Hércules
Globo, 15h55.
 
(Young Hercules). EUA, 98, 60 min. Direção: T.J. Scott. Com Ian Bohen, Dean O'Gorman. Aventuras do jovem Hércules, ainda estudando para se tornar o Hércules que conhecemos, mas já sabedor de sua condição de semideus.

Duro Aprendizado
Record, 21h.
  
(Higher Learning). EUA, 95, 127 min. Direção: John Singleton. Com Jennifer Connelly, Laurence Fishburn. Problemas raciais e sexuais acumulam-se nesse filme a que não falta assunto. Talvez sobre, o que é outro problema.

Kenoma
Cultura, 22h30.
  
Brasil, 98, 110 min. Direção: Eliane Caffé. Com José Dumont, Enrique Dias, Jonas Bloch, Mariana Lima, Matheus Nachtergale. Dumont é o aldeão que busca construir a máquina auto-suficiente, o moto-perpétuo. O que significa esse investimento? O filme não deixa claro (se é que existe um significado), o que o esvazia.

O Negociador
SBT, 22h30.
  
(Metro). EUA, 97, 117 min. Direção: Thomas Carter. Com Eddie Murphy, Michael Rapaport. Murphy é o policial especialista em negociar com sequestradores. Ou seja, um especialista em lábia. Entre uma catástrofe e outra, ele terá de enfrentar o grande desafio de conseguir libertar sua namorada, feita refém por um ladrão de jóias.

O Caso Cláudia
Bandeirantes, 1h.
  
Brasil, 79, 115 min. Direção: Miguel Borges. Com Nuno Leal Maia, Kátia d'Angelo, Jonas Bloch. Cláudia Lessin Rodrigues, irmã da atriz Márcia Rodrigues, foi assassinada em 1977. Sua morte, mas sobretudo seu envolvimento com tóxicos e com a gente do tóxico, é o que evoca esse filme. Um dos últimos filmes brasileiros a se aproveitar de casos policiais escandalosos, prática que a TV, com sua rapidez (e capacidade de esvaziar os assuntos) acabou roubando.

Intercine
Globo, 1h45.

Fecha a semana o preferido entre "Beowulf - O Guerreiro das Sombras" (EUA, 97, de Glenn Gordon Caron, com Jennifer Aniston, Jay Mohr) e "O Corpo" (Brasil, 91, de José Antonio Garcia, com Antonio Fagundes, Marieta Severo).

Morando com o Perigo
Globo, 3h20.
  
(Pacific Heights). EUA, 90, 103 min. Direção: John Schlesinger. Com Melanie Griffith, Matthew Modine, Michael Keaton, Tippi Hedren. Espertamente, o filme escalou filha (Griffith) e mãe (Hedren). Atração a mais na história do casal que compra um prédio em San Francisco e aluga parte dele, a fim de conseguir dinheiro para a reforma. Um dos locatários (Keaton), porém, não é propriamente um homem estável. (IA)

Na revisão, filmes ganham

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Qualquer espectador percebe que a programação de filmes na TV paga anda, de uns tempos para cá, periclitante. Existem, é certo, os grandes sucessos, mas cada vez menos o prazer de zapear e topar com algo notável e inesperado.
Por isso, esta sexta pode ser saudada como um dia de reprises a reter. Quem ainda não viu filmes como "Um Tira da Pesada" (Telecine Happy, 19h50), "Viva Zapata!" (Telecine Classic, 22h), "Ed Wood" (Cinemax Prime, 23h15) ou "Fantasmas de Marte" (HBO, 4h15) tem, com certeza, o que ver.
Para quem já viu, existe sempre a hipótese de rever. Ao menos para quem gosta de cinema, é na revisão que o filme mostra melhor seu estofo. Pois quando a história não interessa mais, aí começa a se mostrar o cinema.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Maconha Delivery! Tá lançado o Fumex 10!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.