UOL


São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"ACONTECE NAS MELHORES FAMÍLIAS"

Drama escarafuncha as patologias dos Douglas

TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA

Kirk Douglas (o octogenário astro hollywoodiano) e seus problemas de saúde. Michael Douglas (o filho afamado) e seus conhecidos problemas com a fidelidade conjugal. Cameron Douglas (o neto cabeça fresca) e seus problemas com as drogas.
Aparentemente, "Acontece..." é uma produção de cunho autobiográfico da família Douglas. A começar pelo fato de esta assumir, ao adotar em cena o sobrenome Gromberg, a identidade judaica.
Nascido Issur Danielovitch Demsky, Kirk abre o filme, seu 86º em 86 anos de vida, protagonizando sua última batalha: às voltas com as sequelas de um derrame, o ator não parece disposto a abrir mão da imagem de bravura que o eternizou.
Michael, o filho, no papel de um advogado liberal e bem casado às voltas com uma chicana assanhada, apega-se, por sua vez, à fama de ninfômano. Seu alter ego começa ensaiando um "mea culpa" e acaba atolado na autocomplacência. Belo exemplo aos filhos.
Kirk e Michael demoraram, ao que parece, mais de duas décadas para escolher o roteiro do filme em que contracenariam pela primeira vez. O roteiro que acabaram escolhendo nunca aprofunda, nos diálogos, as situações dramáticas que propõe e ficamos em dúvida, dada a postura dos atores, se a culpa é toda do roteirista Jesse Wigutow ou se pode ser dividida com os Douglas, que parecem ser do tipo que não curtem falar de relacionamentos -o certo mesmo é que o diretor Fred Schepisi ("Seis Graus de Separação") se viu com um belo abacaxi na mão.
Nos anos 50, quando Kirk estava no auge, a perfeita felicidade da família americana era um ideal propagandístico que os grandes cineastas só podiam desmentir através de metáforas. Hoje, quando escarafunchar as patologias do "american way" tornou-se moda, não se pode fazer um retrato de família sem revelar cadáveres no armário, mesmo quando, como em "Acontece...", a intenção seja, no fundo, edificadora.
Dos podres da família, os Douglas só revelam aqueles que já são de conhecimento público, talvez tentando contorná-los, dirimi-los, o que seria uma tática boa, mas meio hipócrita.


Acontece Nas Melhores Famílias
It Runs in the Family
  
Produção: EUA, 2003
Direção: Fred Schepisi
Com: Michael Douglas, Kirk Douglas, Rory Culkin e Cameron Douglas
Quando: nos cines Lumière, Market Place Cinemark e circuito



Texto Anterior: "Piratas do Caribe": Universo visual é forte, mas não tem vitalidade nenhuma
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.