São Paulo, sábado, 29 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Kabuki" resgata tradição japonesa

especial para a Folha

Quando fundou o Ballet de Tokyo, há 34 anos, Tadatsugu Sasaki investiu num repertório clássico, que teve "O Lago dos Cisnes" como obra de inauguração.
Na época, o empresário japonês convidou alguns dos melhores mestres do balé russo para treinar seu elenco. Não demorou muito, o Ballet de Tokyo foi ovacionado na Rússia, quando lá realizou sua primeira turnê.
A segunda etapa seria conquistar o Ocidente. Maurice Béjart, amigo da companhia, foi então convidado para criar uma obra especial para o Ballet de Tokyo.
Valendo-se de suas afinidades com a cultura oriental, Béjart criou "O Kabuki", cuja estréia, em 1986, serviu de passaporte para o elenco de Sasaki fazer sucesso na Europa.
Para produzir "O Kabuki", que será apresentado em São Paulo no dia 11, Béjart inspirou-se em uma das peças mais antigas do teatro kabuki, denominada "Chushingura". No entanto, o coreógrafo francês associa tradição e modernidade nesse balé que já superlotou teatros enormes, como o Palais de Congrès de Paris.
Paradoxalmente, a montagem de "O Kabuki" permitiu ao elenco do Ballet de Tokyo resgatar costumes antigos de sua cultura, uma vez que a nova geração prefere apreciar balés ocidentais do que frequentar récitas do antigo teatro japonês.
Além de "O Kabuki", o Ballet de Tokyo apresentará em São Paulo o programa denominado "Tríptico Béjart", que reúne obras-primas do coreógrafo francês, como "Bolero" e "Sagração da Primavera", além de "Don Giovanni".
"Um dos detalhes do Ballet de Tokyo que procurei valorizar é o corpo de baile. Quando viajava à Europa, percebia que as grandes companhias possuíam solistas excepcionais, mas elencos de apoio sem muita sincronia. Para fugir a esse lugar comum, procurei formar bailarinos que, sem exceção, dançassem com a perfeição técnica dos computadores", diz Sasaki. (AFP)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.