São Paulo, sábado, 29 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Autora investiu na crônica de costumes

DA REPORTAGEM LOCAL

Na difícil tarefa de apanhar histórias sobre a vida da "inimiga do rei", como Bárbara de Alencar é tratada, a jornalista Ariadne Araújo fez um livro com feições didáticas, mas economizou nas tintas da objetividade -o que foi um bom ganho de causa.
Preferiu investir na crônica de costumes -a partir de livros de viajantes famosos-, capaz de descrever os trajes e hábitos da "vida simples da vila do Crato", além de mostrar, o que é um atrativo à parte, a velocidade da informação naquele período, primeira metade do século 19.
Sabe-se, por exemplo, quanto tempo a população do Cariri demorou para saber do Grito do Ipiranga, noticiado na região dois meses e dez dias depois do 7 de setembro de 1822.
"Bárbara de Alencar", de Ariadne Araújo, livro da coleção Terra Bárbara -reunião de pequenas biografias de personagens da história do Brasil feita no Nordeste-, recupera ainda a dramaticidade de alguns momentos mais tensos na vida da presa política do Cariri, como a viagem, em lombo de cavalo, dos cerca de 500 quilômetros entre o Crato e Fortaleza, em 1818 -ela havia sido presa no ano anterior.
Bárbara era a única mulher no meio de um batalhão de homens condenados por tentar derrubar a tirania real. "Segue quase em transe", anota a autora, repórter do jornal "O Povo", de Fortaleza.
Nada fácil achar material sobre a heroína sem rosto, registra Ariadne Araújo. Na escassez de documentos e anotações, a jornalista deixa um apanhado decente. Coisa de quem gastou muita sola de sapato e horas de pesquisa para retirar da clandestinidade essa mulher de batismo muito mais do que apropriado.
(XICO SÁ)


Bárbara Alencar
   
Autora: Ariadne Araújo
Editora: Fundação Demócrito Rocha, Fortaleza (www.fdr.com.br)
Quanto: R$ 5 (62 págs.)




Texto Anterior: Literatura: História apaga rosto de primeira presa política do Brasil
Próximo Texto: Walter Salles
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.