São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rapper dos EUA copia capa de disco de Cartola

'Verde Terrace', de Curren$y, tem foto igual a de 'Verde que Te Quero Rosa'

Família do sambista entrou com ação judicial contra o músico norte-americano após ser alertada pela UBC

CAROL NOGUEIRA
DE SÃO PAULO

A neta favorita de Cartola (1908-1980), Nilcemar Nogueira, tomou um susto quando viu, há duas semanas, a capa da nova mixtape do rapper norte-americano Curren$y, "Verde Terrace" - era idêntica à capa que estampava "Verde que Te Quero Rosa", que o compositor da Mangueira lançou em 1977.
"Tomamos conhecimento pela UBC [União Brasileira dos Compositores]. Não autorizamos e não recebemos pela utilização. Já acionamos nosso advogado", contou a neta à Folha, por e-mail.
Procurados pela reportagem, o rapper e a gravadora não se manifestaram.
"O que ele fez não é plágio, é reprodução exata da obra, pois houve poucas alterações", diz o advogado da família, Sydney Sanches. "O fotógrafo, que ainda não sabemos quem é, também pode reclamar na Justiça, pois houve adulteração da imagem."
O legado de Cartola está, há anos, em meio a um imbróglio judicial que envolve uma longa disputa familiar.
Quando o compositor morreu, deixou tudo para a mulher, Euzébia Silva do Nascimento - a Dona Zica. O casal não teve filhos, mas adotou Ronaldo de Oliveira.
Mas Zica, morta em 2003, passou tudo que era seu, em testamento, para Glória Regina -filha que teve em outro casamento, antes de se unir a Cartola. Ronaldo tenta, hoje, aumentar sua participação na herança do pai.
O advogado explica que, enquanto a disputa familiar não for resolvida, ninguém recebe pelo uso da obra de Cartola. Sem o dinheiro, a divulgação do legado do sambista fica comprometida.



Texto Anterior: Corbusier chega às bancas no domingo
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Aproveitar a vida e suas dores
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.