São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Corbusier chega às bancas no domingo

Obra é tema do quinto volume da Coleção Folha Grandes Arquitetos

Estética "brutalista" do franco-suíço é considerada uma das mais importantes da arquitetura moderna

DE SÃO PAULO

O quinto volume da Coleção Folha Grandes Arquitetos, que chega às bancas neste domingo, dia 2, é dedicado a Le Corbusier (1887-1965) e à sua obra.
Revolucionário e polêmico pela simplicidade de seus traços, o franco-suíço é o nome central da arquitetura moderna do século 20.
Corbusier foi o grande responsável por atualizar a arquitetura aos moldes industriais do século passado, contra o supérfluo e o decorativismo, consolidando o padrão moderno, racional e funcional que influenciaria as gerações seguintes.
Com Auguste Perret aprendeu a técnica construtiva do concreto armado, que, predominantemente na cor branca, marcou grande parte de suas obras, como a célebre Villa Savoye (1931).
Seus primeiros projetos são caracterizados pela economia nos traços e nos materiais, uma linha chamada pelo próprio autor de "purismo", que também influenciou as artes plásticas.
São dessa época as casas na Weissenhofsiedlung, em Stuttgart, e o Palácio do Centrosoyus, em Moscou.
Com materiais como o concreto bruto, o pedrisco grosseiro e a madeira sem acabamento, criou obras ditas de estética "brutalista".
Algumas delas são a Unidade de Habitação de Marselha (1952) e a capela de Ronchamp (1955), um de seus projetos mais famosos.
Além dessas obras, o quinto livro da Coleção Folha apresenta também projetos que não chegaram a ser construídos, mas que são de grande relevância, como o Palácio da Liga das Nações, em Genebra.
Cada livro avulso da coleção, com 80 páginas, custa R$ 16,90; a coleção completa, R$ 287,30. Assinantes Folha, Edição Digital e UOL têm descontos nos lotes.



Texto Anterior: Teatro drama: Ótima direção atualiza fábula de "O Bosque"
Próximo Texto: Rapper dos EUA copia capa de disco de Cartola
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.