São Paulo, quinta, 29 de outubro de 1998

Texto Anterior | Índice

Família de Chico Science processa a Fiat

VANDECK SANTIAGO
da Agência Folha, em Recife

Os pais e a filha do cantor e compositor Chico Science, morto em um acidente automobilístico em 2 de fevereiro do ano passado, entraram ontem com uma ação de indenização contra a Fiat na 8ª Vara Cível de Olinda (PE).
Chico Science morreu de traumatismo craniano, causado pelo choque do carro que dirigia (um Fiat Uno Mille 96) com um poste, na cidade de Olinda.
Com o choque, a parte metálica do cinto de segurança do automóvel se rompeu e, segundo os advogados que representam a família, esse é o motivo pelo qual será pedida uma indenização à Fiat.
"Se o cinto não tivesse rompido, possivelmente o cantor não teria morrido, conforme mostrou a perícia realizada no caso", disse o advogado Antônio Campos, 30.
Science estava sozinho no carro. Com o impacto da batida e o rompimento do cinto, o cantor foi projetado para o lado direito do automóvel, batendo com a cabeça no teto.
"O lado em que ele estava não sofreu o mesmo impacto. Sem o rompimento do cinto, ele não teria sido projetado para o lado e então poderia ter sobrevivido", disse Campos.
A ação não estipula o valor da indenização. Campos disse que o valor deve levar em conta, entre outras coisas, a expectativa de vida do cantor e o potencial econômico de sua carreira, que estava em ascensão.
O cantor -um dos criadores do movimento mangue, que projetou uma série de bandas de Pernambuco para o cenário nacional- estava dirigindo a uma velocidade superior a 100 km/h no momento do acidente, segundo indicou a perícia realizada na época pelo IC (Instituto de Criminalística).
A velocidade máxima permitida era de 70 km (hoje é de 80 km).
A Fiat considera que não tem responsabilidade pela morte de Chico Science, segundo informou ontem a assessoria de comunicação social da empresa.
De acordo com a assessoria, a Fiat vai aguardar ser comunicada pela Justiça sobre a ação para se pronunciar sobre o caso.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.