São Paulo, Segunda-feira, 29 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SANTOS LIMA

O ESPIÃO TRAPALHÃO
Bandeirantes, 13h.     (Hopscotch). EUA, 1980, 104 min. Direção: Ronald Neame. Com Walter Matthau, Ned Beatty, Glenda Jackson. Agente da CIA aposenta-se quando é removido para funções burocráticas. Daí por diante ele passa a conspirar, sabotando igualmente o pessoal da CIA e seus rivais da KGB soviética. É um "O Homem Que Burlou a Máfia" (com o mesmo Matthau) para consumo rápido, numa ótima escolha da emissora para o horário da tarde.

ACADEMIA DE VERÃO
SBT, 14h15.   (South Beach Academy). EUA, 1995, 80 min. Direção: Joe Esposito. Com Corey Feldman, Al Lewis, James Hong. Dono de uma academia aposta o estabelecimento num jogo de vôlei. Se perder, terá de dá-lo a seu maior rival. Para conseguir vencer, escala um time feminino de primeira, mas desconhece que uma das jogadoras é namorada do chefão. A emissora diz ser inédito, mas a história certamente não é.

LOUCADEMIA DE POLÍCIA 7 - MISSÃO MOSCOU
Globo, 15h35   (Police Academy 7: Mission to Moscow). EUA, 1994. Direção: Alan Metter. Com George Gaynes, Michael Winslow, Leslie Easterbrook. Os incansáveis policiais agora ajudam a polícia russa a capturar um terrível criminoso. Eles deveriam, antes, enquadrar a equipe desse longa-metragem e entrarem, todos eles, no xadrez e nos salvar disso.

UM ESTRANHO CASAL
Bandeirantes, 21h55.     (The Odd Couple). EUA, 1968, 105 min. Direção: Gene Saks. Com Jack Lemmon, Walter Matthau, John Fiedler. Maníaco por limpeza (Lemmon) se separa da mulher e vai morar com seu melhor amigo (Matthau), também divorciado, mas extremamente bagunceiro. Eles são o estranho casal do título. As diferenças e concordâncias da dupla já são clássicas no cinema. As de Jack e Walter garantem a segunda aparição de Walter Matthau no dia.

REAÇÃO EM CADEIA
Globo, 21h55.   (Chain Reaction). EUA, 1996. Direção: Andrew Davis. Com Keanu Reeves, Morgan Freeman, Fred Ward. Dois pesquisadores, que desenvolveram um poderoso combustível, são acusados de assassinato. É mais do que óbvio que tem um grupo de criminosos por trás disso. O elenco ajuda, mas falta um certo brilho a Davis, que mantém o filme na mesmice.

INTERCINE
Globo, 3h30. "O Desafio de um Guerreiro" (1995, de Michael Chapman, com Ralph Moeller e Sven-Ole Thorsen) ou "À Procura do Destino" (1990, de Neil Jordan, com Beverly D'Angelo, Donald McCann).

TV PAGA
A noite não está nem um pouco vazia

da Reportagem Local

Quem garante a afirmação acima é o Canal Brasil, que exibe hoje "A Lira do Delírio" (1978; 21h), de Walter Lima Júnior, e "Noite Vazia" (1964; 23h), de Walter Hugo Khouri, dois clássicos do cinema do país que não raramente figuram nas listas de nossas melhores produções.
Poucos questionam a visão autoral de Lima Júnior, que imprimiu poesia e melancolia na trama policial-carnavalesca de "Lira".
Criticado por ser europeizado e alienado, "Noite Vazia", filme-chave do cinema novo, sobrevive forte. Passados 35 anos, o vagar de Odete Lara e Norma Bengell pelo vazio da noite se mostra absolutamente atual ao confrontar classes sociais e mostrar a angústia do amor que não se completa. (CF)

Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: A ilusão de poder é destrutiva
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.