São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Férias Trocadas
SBT, 14h15.
(Summertime Switch). EUA, 1994, 90 min. Direção: Alan Metter. Com Rider Strong, Jason Weaver. Um garoto rico e outro pobre (e negro) invertem seus papéis durante as férias. Dos mal-entendidos que a situação provoca, vem a comédia. Aparentemente, na cola de "Trocando as Bolas", de John Landis. Só que Metter -que dirigiu um dos "Loucademia de Polícia"- é diretor de bem outra estirpe.

Os Três Mosquiteiros Trapalhões
Globo, 15h45.
Brasil, 1980. Direção: Adriano Stuart. Com Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum, Zacarias, Silvia Salgado, Pedrinho Aguinaga. Zé Galinha (Aragão) e seus amigos ajudam garota (Salgado) e rapaz (Aguinaga) a prosseguir em seu namoro, apesar da oposição do pai da moça (e patrão de Zé Galinha), que no mais é um bandido. Argumento convencional, que prejudica o humor do grupo.

Ernest, o Bobo e a Fera
SBT, 22h15.
(Ernest Scared Stupid). EUA, 1991, 91 min. Direção: John Cherry. Com Jim Varney, Bill Byrge, Austin Nagler. Por força do destino, acaso ou bruxaria, o simpático Ernest desperta os Trols, demônios das árvores, que se põem a transformar as crianças em brinquedos de madeira. Em vista disso, toca Ernest a desfazer o malfeito, em comédia da série que não agradou a ninguém.

Frankenstein de Mary Shelley
Bandeirantes, 23h.
(Mary Shelley's Frankenstein). EUA, 1994, 123 min. Direção: Kenneth Branagh. Com Robert De Niro, Kenneth Branagh, Tom Hulce. O nome Mary Shelley entra como caução cultural (algo que Kenneth Branagh não dispensa). No mais, não dá para lamber as botas de outros frankensteins, que nem por isso agregam o nome da autora do livro.

Policarpo Quaresma, Herói do Brasil
Cultura, 23h30.
Brasil, 1998. Direção: Paulo Thiago. Com Paulo José, Giulia Gam, Bete Coelho, Ilya São Paulo. Policarpo Quaresma (Paulo José) é um funcionário nacionalista ao extremo, com tintas nitidamente positivistas, em cruzada inglória -tipo Quixote- pela instauração do tupi como língua pátria e pela valorização geral do Brasil e dos brasileiros. Inútil dizer que se dá mal. Se por vezes se deixa levar por preciosismos de produção apenas dispersivos, o filme tem méritos. Os do elenco são evidentes.

Intercine
Globo, 2h10.
A semana se fecha com o preferido entre "Quanto Mais Idiota Melhor" (1992, de Penelope Spheeris, com Mike Myers, Dana Carvey) e "O Último Detetive" (1994, de Joseph Mehri, com Jeff Wincott, Jillian McWhirter).

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Os exageros do politicamente correto
"Oleanna" (Film & Arts, 23h) é um desses fracassos inesquecíveis dos filmes de arte. Desses que a gente vê, com dez pessoas, e metade sai chutando a porta.
No entanto, o filme de David Mamet contém algo de muito grave: é a história de uma estudante que, valendo-se dos exageros do politicamente correto, empenha-se em acusar um professor de molestá-la sexualmente. Em poucas palavras, o que ela pretende é destruir a vida do homem.
Inútil dizer que o filme é teatral, falado demais etc. Ele é incômodo, isso sim. Porque o politicamente correto é, em parte, uma tentativa de submeter os mais baixos instintos humanos. Mas a baixeza inerente ao homem aparece de algum modo. E "Oleanna" não faz o mínimo esforço para nos redimir. (IA)

ÍNDIA


Documentário mostra templo dos eunucos

O National Geographic exibe hoje, à meia-noite, o documentário "Viagem com o Eunuco", sobre o templo Bahuchara, na Índia, sagrado para os eunucos. Ainda há, no país, cerca de 1 milhão de homens castrados que ganham a vida abençoando fiéis em geral.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Era de Aquário?
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Chama o Asterix para a Petrobrax!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.