São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERRORISMO

Repórter flagra e explica Londres pós-ataque

LUCIANA COELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O repórter britânico Peter Taylor estava investigando a ameaça terrorista sobre Londres havia um ano quando, na manhã de 7 de julho de 2005, sua hipótese tenebrosa tornou-se real: quatro homens-bomba detonaram seus explosivos em três estações de metrô e num ônibus, matando 52 pessoas.
No calor da tragédia, Taylor somou ao material que já tinha os depoimentos de três sobreviventes dos ataques (dois dos quais acompanhou no próprio dia da tragédia) e entrevistou líderes islâmicos locais e seus seguidores ainda chocados com o ocorrido (os quatro terroristas -três britânicos e um jamaicano radicado no país- eram muçulmanos).
A mistura de emoções flagradas logo após os ataques à extensa apuração prévia rendeu uma edição especial do Panorama, programa premiado da rede britânica BBC, que o GNT exibe hoje como "Londres na Mira do Terror".
O "timing" tem seus contras: por ter sido exibido pela BBC apenas três dias após o atentado, o programa acaba desatualizado para o telespectador brasileiro. Por exemplo: Taylor não podia afirmar naquele momento que os ataques foram executados por suicidas, algo atestado depois.
Mesmo assim, merece atenção. Além dos testemunhos dos sobreviventes ainda com sangue nas roupas, a reportagem reúne de entrevistas com responsáveis por caçar terroristas nos EUA e na Espanha, que explicam como a rede Al Qaeda mudou sua estrutura desde o 11 de Setembro, ao impressionante depoimento de um clérigo muçulmano que mantém um website de divulgação para vídeos de ataques no Iraque e instruções para fazer uma bomba.
Oferece também uma possível explicação para o fato de a capital britânica ter sido poupada por tanto tempo, a despeito de seu alinhamento aos EUA: vigorava ali, segundo especialistas, um "pacto de segurança" entre os terroristas, que não atacavam, e as autoridades, que não os prendiam.


Londres na Mira do Terror
Quando:
hoje, às 12h30, no GNT



Texto Anterior: Televisão: "O Homem do Sapato Branco" morre aos 78
Próximo Texto: Música: Com internet, selos independentes crescem nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.