São Paulo, sábado, 29 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Fuga das Galinhas    
Globo, 13h45. (Chicken Run). EUA, 2000, 84 min. Direção: Peter Lord e Nick Park.
Galinhas vivem numa granja que é uma espécie de campo de concentração em que são alimentadas e preparadas para a morte certa. Uma delas, no entanto, decide revoltar-se contra o inevitável.
À maneira da Hollywood na virada do milênio: a animação vira o refúgio dos filmes graves.

O Menino que Queria Ser Urso   
Cultura, 19h. (L'Enfant qui Voulait Être un Ours). Dinamarca/França, 2002, 75 min. Direção: Jannik Hastrup.
Desenho animado com co-produção francesa, sobreum bebê humano criado por ursos.

Policarpo Quaresma, Herói do Brasil    
Cultura, 22h30. Brasil, 1998. Direção: Paulo Thiago. Com Paulo José, Giulia Gam, Bete Coelho.
Policarpo Quaresma (Paulo José) é um funcionário nacionalista ao extremo, com tintas nitidamente positivistas, em cruzada inglória -tipo Quixote- pela instauração do tupi como língua pátria e pela valorização geral do Brasil e dos brasileiros. Inútil dizer que se dá mal. Se por vezes se deixa levar por preciosismos de produção apenas dispersivos, o filme tem méritos. Os do elenco são evidentes. Mas dessa vez não é Paulo José quem mais brilha, e sim Bete Coelho, que se adapta com perfeição ao cinema (graças a uma interpretação em surdina).

Sem Sentido   
Bandeirantes, 22h30. (Senseless). EUA,1998, 93 min. Direção: Penelope Spheeris. Com Marlon Wayans, David Spade.
Sem grana, o jovem negro e desempregado Wayans topa tornar-se cobaia de experiência para ampliação dos sentidos humanos. Em vez de resolver seus problemas, a atividade vai complicar de vez a sua vida, já que se trata de uma comédia.

Alma de Herói   
Globo, 22h50. (Seabiscuit). EUA, 2003, 141 min. Direção: Gary Ross. Com Tobey Maguire, Jeff Bridges, Chris Cooper, Elizabeth Banks.
A história real de Seabiscuit, levada ao cinema ainda nos anos 40, agora conta com elenco afiado, Maguire menos e Jeff Bridges e William H. Macy mais. Indisciplinado e espoleta, o pequeno cavalo será treinado por um jóquei (Maguire) a ponto de ser tornar o melhor de 1938. O filme, claro, não ficará somente nisso. Mas, também, nada muito além. Com generosidade de fim de ano, dá para encarar sem grande esforço. Inédito.

Momento Crítico   SBT, 22h35. (Executive Decision). EUA, 1996. Direção: Stuart Baird. Com Kurt Russell, John Leguizamo, Steven Seagal.
Equipe de agentes especiais invadem um avião sequestrado em pleno vôo.
Terminar com o sequestro seria uma baba. Providenciou-se, então, um problema adicional: os sequestradores têm em seu poder uma bomba atômica. E não estão dispostos a ficar com ela debaixo do travesseiro. Para completar, um homem central da missão (Seagal) morre logo de cara. Em poucas palavras: uma bobagem sem fim.

Sedução Final  
Bandeirantes, 2h30. (The Click - Secrets Revealed). EUA,1997, 86 min. Direção: Brian Rudnik e Rolfe Kanefsky. Com John Lazar, Doug Merril, William Knight.
Mais uma aventura da série que tem por centro o aparelho erótico chamado The Click. Aqui, um professor se apodera do aparelho e, quando é perseguido pelo FBI e outros, libera toda a carga do aparelho sobre eles, dando início a uma irrefreável onda erótica.

Julgamento Final    Globo, 3h40. (Class Action). EUA, 1991, 110 min.
Direção: Michael Apted. Com Gene Hackman, Mary Elizabeth Mastrantonio, Laurence Fishburne.
Advogado famoso por defender as causas de consumidores e "outsiders" em geral (Hackman) processa indústria automobilística por fabricar carros que causam uma série de acidentes. Para seu desgosto, do outro lado, defendendo os poderosos, está sua filha. Da série filhos melhor não tê-los etc. O elenco ajuda. (PSL)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.