São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil realiza celebrações em junho, no Rio

DE PARIS

Este vai ser um ano agitado para os fãs da obra de André Malraux. Organizadas pela Associação Amizades Internacionais André Malraux (AAIAM) com o apoio do Ministério da Cultura francês, as comemorações do centenário de nascimento do autor vão muito além das fronteiras da França.
O calendário de festejos é extenso. Estão previstas exposições, festivais de cinema, palestras e encontros para discutir a importância da obra do autor em várias cidades do mundo.
No Brasil, a obra de Malraux será festejada em junho, no Rio de Janeiro. Ainda sem data confirmada, serão realizadas palestras e mesas-redondas, além de sessões de filmes ligados à vida e à obra do escritor.
Em março, será lançada a revista "Présence d'André Malraux", dedicada às reflexões do escritor. A revista, que deverá sair em versões em espanhol e em francês, poderá ser comprada pelo site da AAIAM.
No segundo semestre deste ano, uma exposição sobre a vida de Malraux será montada no Museu Jean Jaurès, em Paris. A mesma mostra será exibida na Espanha em 2002.
Em novembro, o Museu de Montmartre, bairro parisiense em que Malraux morou durante sua juventude, exibirá a mostra "O Jovem Malraux e Seus Amigos de Montmartre".
Em dezembro, a Universidade de Harvard, em Boston (EUA), promoverá uma série de encontros bilíngues sobre o autor.
Outras comemorações já estão acertadas nas cidades de Túnis (Tunísia), Budapeste (Hungria), São Petersburgo (Rússia), Tóquio (Japão) e Marrakech (Marrocos). (CA)


Texto Anterior: Malraux - Mundo festeja centenário de nascimento do autor
Próximo Texto: "A Esperança" ganha nova edição

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.