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Neomilitância chega em livros
DA REPORTAGEM LOCAL
Antiglobalizantes do mundo
todo, uni-vos nas livrarias. Com o
trampolim do Fórum Social, diversas editoras brasileiras aproveitam para lançar obras afinadas
com as neomilitâncias à Seattle.
O principal lançamento se chama "Sem Logo" ("No Logo"), o livro-sensação de Naomi Klein,
saudado pelo "The New York Times" como "Bíblia de um movimento" e pelo "The Observer" como ""O Capital" do crescente movimento anticorporativo".
Lançado em 2000, o trabalho da
jornalista canadense, que viaja esta noite para o encontro de Porto
Alegre, está chegando esta semana às prateleiras do Brasil, lançamento da Record.
Escrito sem teoriquês, o livro
tem como base uma investigação
jornalística de fôlego sobre como
corporações do porte de Coca-Cola, Shell e McDonald's passaram, nas últimas duas décadas, a
investir mais em suas marcas do
que nos seus produtos.
Um exemplo "emblemático"
apresentado por Klein é o da Nike, que, em 1992, pagou US$ 20
milhões ao astro do basquete
americano Michael Jordan para
propagandear pares de tênis efetivamente fabricados por 30 mil indonésios que não recebiam nem
metade desse valor.
Além de Klein, outras estrelas
do encontro porto-alegrense também chegam com livros novos.
Um exemplo é "11 de Setembro",
do linguista americano Noam
Chomski, compilação de entrevistas sobre o dia fatídico publicada pela Bertrand Brasil.
Editoras com força no debate
neo-esquerdista, como a Boitempo, também têm nova safra: "O
Relatório Lugano", ficção política
da americana Susan George, e "O
Nome da Marca: McDonald's, Fetichismo e Cultura Descartável",
ensaio parente de "Sem Logo", da
brasileira Isleide Fontenelle.
A Loyola vem com "História da
Sociedade da Informação", de Armand Mattelart. A Vozes vem de
"Teoria da Revolução", do franco-brasileiro Michael Löwy. A
Gryphus e o Museu da República
publicam "Vozes do Milênio", de
Michael Hardt. E por aí vai.
(CASSIANO ELEK MACHADO)
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