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"A CARTOMANTE"
Popular submete-se ao preconceito
PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA
Pobre Machado de Assis. "A
Cartomante" é a segunda
apropriação recente de um texto
seu que não dá certo no cinema (a
outra é "Dom", de Moacyr Góes).
Mas neste caso o estrago foi bem
mais grave. Não se trata sequer de
uma interpretação malsucedida.
"A Cartomante" é uma esculhambação em que nada faz sentido.
Pouco restou do conto, como o
material de divulgação do filme
ressalta. A trama da curta história
de Machado era baseada numa
reversão de expectativas. Na ironia do autor, a previsão da cartomante, ao dizer aquilo que uma
mulher queria ouvir, torna-se
uma armadilha mortal. No filme,
não há nada disso. O roteiro mais
parece ter sido construído a partir
de categorias pré-definidas em
um manual, atualizando a época e
aproveitando personagens.
Há viradas na trama, doses de
romance seguidas de suspense e
um final que deveria ser impressionante, mas é apenas ridículo.
Na colagem dessas categorias, a
história ficou sem pé nem cabeça.
O dilema do filme se apresenta
de forma folhetinesca: a protagonista Rita (Deborah Secco) se
apaixona pelo melhor amigo do
noivo. Ela não sabe se ouve a psicanalista (Silvia Pfeiffer) ou a cartomante. Enquanto isso, divide-se
entre a vida ao lado de um médico
(Ilya São Paulo) e um um bad boy
(Luigi Baricelli). A psicanalista revela-se a personagem mais divertida porque é incongruente.
A intenção de "A Cartomante"
parece ser a realização de uma
obra que dialogue com o público.
Daí a escolha do elenco, a introdução de elementos forçados, a
direção em tom cafona. O que era
para ser um projeto de apelo popular, tornou-se um filme submisso a preconceitos do que se
supõe ser o "gosto do público".
A Cartomante
Produção: Brasil, 2004
Direção: Wagner Assis e Pablo Uranga
Com: Deborah Secco e Luigi Baricelli
Quando: a partir de hoje nos cines
Anália Franco, Bristol, Tamboré e circuito
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