São Paulo, sexta, 30 de janeiro de 1998

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CINEMA ESTRÉIAS
'Um Dia em Nova York' retrata americano típico

da Redação

Após uma boa transa com seu marido, uma mulher encontra no quarto um bilhete de amor endereçado a seu amado. Preocupada, cai na asneira de pedir ajuda à sua família suburbana, que decide acompanhá-la até Nova York para descobrir quem escreveu o tal bilhete e qual sua relação com o destinatário.
O enredo pode não empolgar, a princípio, mas o diretor Greg Mottola fez a partir disso um filme surpreendente, com um elenco afinadíssimo e toques de comédia e drama bem dosados.
O marido, Louis, é interpretado por Stanley Tucci, figurinha fácil nas produções do cinema independente dos EUA. A mulher, Eliza, é a bela Hope Davis, e sua irmã, Jo, a musa indie Parker Posey. Para completar o time, uma ponta de Campbell Scott e a participação de Liev Schreiber (Carl) e dos veteranos Anne Meara (Rita) e Pat McNamara (Jim).
Cada um transforma seu pequeno personagem em uma figura cheia de personalidade, com manias, convicções e frustrações.
Eliza passa a questionar seu amor pelo marido, que trabalha em uma editora nova-iorquina de livros, e também revela seus sérios conflitos no final.
A bela Jo mostra que é uma perfeita suburbana, mas ainda tem planos de mudar de vida. Seu namorado (Schreiber) é um desocupado medíocre metido a intelectual, autor de um livro com toques de metafísica sobre um homem com cabeça de cachorro. Por fim, a mãe (Meara), que é uma fofoqueira da pior qualidade, e o pai (McNamara), um bananão.
"Um Dia em Nova York" pode ser definido como uma bem-sucedida mistura de "Depois de Horas" com "Os Simpsons" e "Days of Our Lives".
Do filme de Scorsese herdou a trama rocambolesca. Com "Os Simpsons", o filme tem em comum o fato de fazer um retrato cruel da típica família norte-americana classe média. Nos momentos mais trágicos, lembra muito algumas "soap operas" da TV dos EUA, tipo "Days of Our Lives" ou "The Young and the Restless".
O filme, produção independente que marca a estréia do diretor e roteirista norte-americano Greg Mottola, de apenas 32 anos, vale não só pelas revelações Davis, Posey e Schreiber, mas também -e principalmente- pelos diálogos espertos que são travados em situações bizarras, hilárias e, por vezes, até tocantes.
(FRANCISCO MARTINS DA COSTA)

Filme: Um Dia em Nova York Produção: EUA, 1996 Direção: Greg Mottola Com: Hope Davis, Parker Posey, Stanley Tucci Quando: a partir de hoje, no Cinearte 1


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