São Paulo, sábado, 30 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Índice

A expressão da nova música


Você já ouviu falar de Llama Farmers, Cassius, Gomez, Gay Dad, Clinic, Jurassic 5, Travis, Hefner? Não? Pois neste ano, se você se interessa por pop, vai ouvir


LÚCIO RIBEIRO
em Londres

Tem sanguinho novo e do bom circulando pelo corpo cansado da música pop. As revistas e jornais especializados, da Califórnia a Londres, já deram o alarme. As famigeradas paradas de álbuns e singles já estão abrindo espaço em suas listas. Está aí uma nova safra sonora que veio para mostrar que este ano não vai ficar só à espera dos novos discos do Blur, Chemical Brothers, Nine Inch Nails...
O primeiro sinal do 99 pop chegou no excelente festival NME Premier Shows, realizado durante toda a semana passada em Londres e organizado pelo histórico semanário britânico "New Musical Express", com bandas escolhidas de acordo com as votações de público e crítica dos melhores de 98 e principalmente das maiores esperanças para 99.
A importância ao festival, que reunia de duas a três bandas de pouca ou nenhuma circulação no mainstream, já podia ser medido no agitado lado de fora do Astoria, lendário clube situado no coração londrino.
A árdua batalha entre os sem-ingresso e os cambistas que cobravam entre R$ 60 e R$ 100 (valores brasileiros em uma aproximada conversão de câmbio) esquentava o frio polar inglês, enquanto de 3.500 a 4.000 pessoas ocupavam seu espaço para conferir nomes como Llama Farmers, Gay Dad, Hefner, Clinic, Regular Fries, Quasi e Delakota, entre outros.
Os grupos citados, muito deles ainda sem álbum lançado, eram as atrações de espera para os "grandes" shows das noites, de bandas como as americanas Mercury Rev e Sebadoh, os escoceses do Mogwai e do Delgados, dos brits Bluetones e Mansun e do eletrônico Unkle, todos de certa expressão na cena underground, mas ilustres desconhecidos do grande público mesmo em uma indústria como a inglesa.
O som das novas bandas vêm embalados em vários formatos: rock tradicional, pop esquisito, eletrônico, rap, neopunk, puro barulho, baladas singelas. E está sendo levado tão a sério que todos os shows do festival NME Premier Shows foram gravados para virar documentário e programas especiais para a TV britânica.
O Mercury Rev, veterana banda guitar americana de veiculação relativa até em college radios dos próprios EUA, ganhou de publicações inglesas vários prêmios de álbum do ano em 98, com o belo "Deserter's Songs".
Outro grupo americano, o Gomez, que nem estava no festival da "NME", ganhou o Mercury Prize de melhor banda por seu álbum de estréia, "Bring It On", e lidera a aposta dos nomes que balançarão 99, com o lançamento de seu próximo disco, "God's Big Spaceship", previsto para atingir as lojas no meio do ano.
A França também contribui com o novo pulsar da veia pop, no quesito eletrodisco. A orelha de quem acompanha música vai ser impiedosamente bombardeada com a palavra Cassius, nome de um duo francês cujo álbum acabou de ser lançado na Europa e chega ao Brasil via Virgin agora em fevereiro.
A Inglaterra impõe a molecada inglesa do Llama Farmers, com um rock básico barulhento que já faz surgir alguns rótulos entusiasmados como a "versão britânica tardia ao Nirvana".
Abaixo, a Ilustrada destaca algumas das principais apostas pop para este 1999.

CLINIC
Rapaziada de Liverpool de som urgencial de primeira categoria. Um dos destaques do festival NME Premier Shows, realizado em Londres na semana passada. Banda que leva psicodelia para a garagem, mistura pós-punk e surf music e ainda por cima se apresenta com touca de médico e máscara cirúrgica. Não tem por que não darem certo.
A conferir: o single "Cement Mixer"

LLAMA FARMERS
Outro grande show do festival da "NME". No palco o visual lembra o Hanson, mas, com guitarras plugadas, a coisa pesa de tal maneira que justifica a adiantada alcunha de versão britânica tardia do Nirvana. Egressos de Greenwich, têm sensibilidade prodígia de misturar letras bonitas sobre amor e barulho bacana.
A conferir: os singles "Always Echoes" e "Paper Eyes"

CASSIUS
A avalanche Cassius já começou: capa de revistas, disco recém-lançado com endosso forte de dez entre dez veículos musicais e disputadas noites em clubes em que o duo francês pilota as picapes. Contribuição galesa à eletrônica, disco music final de século, o Cassius é considerado o vértice que faltava na trinca de ouro francesa formada pelo Air e Daft Punk.
A conferir: o recém-lançado álbum "Cassius" (no Brasil em fevereiro)

GOMEZ
Country-blues americano elevado à máxima potência pop que recebe endeusamento na Inglaterra desde que começou a circular em shows e rádios com o álbum "Bring It On". Encontro sonoro de Crosby, Stills & Nash e Beck, vencedor do Mercury Prize, frequentador do topo das listas de melhores bandas novas de 98, a ordem neste ano é esperar o segundo disco do Gomez, que sai em junho/julho.
A conferir: o álbum "Bring It On"

GAY DAD
Garotada inglesa de visual glitter, tipo um bando de Iggs Pops, mas de alma bem britpop. Grupo responsável pelo grande hit destes tempos nas rádios inglesas, a popesca e grudenta "To Earth with Love", o primeiro single do Gay Dad. Quem ouviu a música e frequentou shows recentes dos meninos já guarda dinheiro para o lançamento do disco de estréia, previsto para maio/junho.
A conferir: o single "To Earth with Love".

HEFNER
Guitar band das melhores que surgiram nos últimos anos, o trio já correu a parada indie em 1998 com o álbum début "Breaking God's Heart" e o fantástico single "Love Will Destroy Us in the End", nome que já entrega a da banda: resolução de questões amorosas, usando guitarras como a salvação.
A conferir: o álbum "Breaking God's Heart"

JURASSIC 5
Grande banda de rap da Califórnia que surge em meio à enevoada supremacia de Puff Daddy. Mais simplicidade e menos "guns" nas letras, batida forte e chacoalhante, é um respiro que que faltava ao meio dominado por Wu-Tang, Puff Daddy e pela falta de imaginação de grupos de longa data como o De La Soul.
A conferir: o álbum "Jurassic 5"

TRAVIS
Excelente banda escocesa que perambula pelo britpop faz tempo, mas que começou a imprimir seu nome com seriedade em revistas e paradas do ano passado para cá. Apadrinhados por Mr. Noel Gallagher, o Travis está para lançar agora o sucessor do ótimo "Good Fellings", que deve sair agora em fevereiro no Reino Unido. Altamente recomendado.
A conferir: o single "All I Wanna Do Is Rock"

Onde encontrar/encomendar: os discos citados no texto podem ser encontrados ou encomendados nas lojas London Calling (tel. 011/223-5300), Sweet Jane (tel. 011/ 288-4847) e Bizarre (tel. 011/220-7933); ou na loja virtual London Burning Records, criada por brasileiros residentes em Londres, por meio do endereço website.lineone.net/ ºlondon.burning/.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.