São Paulo, sexta-feira, 30 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

"Primus" alia densidade poética à atitude política

KIL ABREU
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA

"Primus" é um espetáculo desconcertante sob vários aspectos. A Boa Companhia, de Campinas, traz a Curitiba o resultado de um trabalho costurado com os valiosos fios da contradição, que andavam em falta no Festival, tão marcado por discursos cênicos "definitivos" e pouco dialéticos.
O "Relatório a uma Academia", de Kafka, é o ponto de partida para o espetáculo. A narração, em primeira pessoa, descreve a captura e adestramento de Pedro, o Vermelho, um macaco que, sem outra alternativa que viabilize a liberdade, aprende o comportamento humano com desenvoltura e é transformado em estrela de show de variedades. Jorge Luis Borges já observara que a tarefa de Kafka é transformar os acontecimentos e agonias em fábulas, narrando pesadelos sórdidos através de um estilo límpido.
A montagem dirigida por Verônica Fabrini não abandona a idéia kafkiana de um meio regido pela melancólica recorrência aos fatos e pela busca do homem por uma saída. Reafirma os valores "civilizatórios" e seus preconceitos no processo de assimilação da linguagem; aponta a bestialidade do contrato social, que subjuga a diferença e animaliza as relações; joga luz sobre a lógica da produção cultural contemporânea e, nessa passagem, não poupa nem a típica manifestação da cultura de massa, os programas de auditório, nem as que aparecem como produtos de pretensa sofisticação. Tudo é posto sob o fundo comum da busca de emoções rápidas. O grupo coloca-se no centro do ambiente alienante que critica.
A cena é articulada segundo uma dramaturgia que tem apoio narrativo no corpo. A Boa Companhia tira efeito cômico de nossa patética identificação com as convenções gestuais. Ao aliar atitude política e rigor artístico, duas práticas que nem sempre têm conseguido caminhar juntas no palco, "Primus" afirma seu discurso humanista com a densidade poética que qualifica o melhor teatro.


Avaliação: Primus    


Texto Anterior: Atores planejam adaptação de Nelson Rodrigues
Próximo Texto: Sócios exercem cargo público no Paraná
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.