São Paulo, segunda, 30 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista se insere na tradição do samba triste

da Reportagem Local

Os parcos registros em disco e vídeo de Geraldo Filme sintetizam-se bem pelas cenas do documentário em que se reproduzem trechos do programa televisivo "Ensaio", que Fernando Faro gravou com o sambista em 92.
"Primeiro Samba" é de oprimir o coração de quem descobre que nunca o descobriu em vida -ou seja, quase todo mundo. Aquele senhor reclama a existência do samba paulista, reclamada primeiro por um garoto de 10 anos -ele mesmo. E seu canto é melancólico, triste, expressão de uma tragédia mansa e duradoura.
A tragédia? Ele é membro de uma nobreza de vozes negras tristes que inclui Cartola, Clementina de Jesus e Paulinho da Viola -e nunca saiu do limbo, provavelmente porque nasceu numa cidade maldita.
Bem, se a Eldorado cumprir promessa, seus sambas doídos estarão aí para uma nova apreciação. Já suas participações em "Em Prosa e Verso" (Continental) e "Balbina de Iansã" (RGE) ninguém sabe, ninguém viu. (PAS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.