São Paulo, segunda-feira, 30 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Milionário num Instante SBT, 14h45. (Taking Care of Business). EUA, 1990, 110 min. Direção: Arthur Hiller. Com James Belushi, Charles Grodin. Presidiário foge de penitenciária, encontra a agenda de um rico executivo e tenta se fazer passar por ele. Comédia de erros dirigida pelo atual presidente da Academia de Hollywood. Free Willy Globo, 15h. (Free Willy). EUA, 1993, 112 min. Direção: Simon Wincer. Com Jason James Richter. Garoto rebelde e solitário faz amizade com Willy, uma baleia orca, capturada para ser usada em um show aquático. Quando descobre que ela pode morrer no cativeiro, ele tenta libertá-la. Tiro e Queda Globo, 21h55. (The Big Hit). EUA, 1998, 92 min. Direção: Kirk Wong. Com Mark Wahlberg, Lou Diamond Phillips, Christina Applegate. "Thriller" cômico a respeito de grupo de assassinos profissionais liderados por Mel (Wahlberg) que se complica em vários frontes, um deles ao raptar a filha de um ricaço, que também é afilhada do chefão. Mais tarde, Mel verá sua amante fugir com seu dinheiro. E vai por aí. Mel inspira pouco respeito. Mais queda que tiro. Bar Esperança - O Último que Fecha Bandeirantes, 23h. Brasil, 1983, 120 min. Direção: Hugo Carvana. Com Hugo Carvana, Marília Pêra, Nelson Dantas, Silvia Bandeira. A especulação imobiliária leva um célebre bar localizado no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, ao fechamento. Seus fiéis frequentadores vão se juntar para impedir que isso aconteça. Comédia com espírito anárquico, mas talvez uma anarquia meio Embrafilme, sem dor. O humor do filme se ressente bastante disso. Simpático porém chocho. Intercine Globo, 1h50. Abre a semana o escolhido pelos telespectadores entre "Olho por Olho" (1996, de John Schlesinger, com Sally Field, Ed Harris) e "Roxanne" (1987, de Fred Schepisi, com Steve Martin, Daryl Hannah). Durante toda a semana, para votar na primeira opção de filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar na segunda é 0800.70.9012. Terminal Force - O Desafio Globo, 3h40. (Terminal Force). EUA/Israel, 1995. Direção: William Mesa. Com Brigitte Nielsen, Sam Raimi. Nielsen é Ladera, uma ET que vem à Terra disposta a encontrar uma fonte de energia que salve seu povo do domínio de um senhor sinistro. Para fãs, vale procurar a participação especial do diretor Sam Raimi. Mas, em uma frase, a ex-senhora Rambo desce a ladeira.

DESTAQUES DA TV PAGA

"Euro" traz entrevista com Spice Girls

DA REDAÇÃO

O "Europop Spice Girls Forever" (às 20h30, no Eurochannel) apresenta uma entrevista inédita com o quarteto feminino britânico. As garotas falam sobre seu mais recente álbum, "Forever", lançado no ano passado.
Emma, Mel B., Mel C. e Victoria comentam os trabalhos fora do grupo e a saída de Geri Halliwell. Ela deixou as Spice Girls em 1998 e lançou, no ano seguinte, o disco "Schizophonic".
As remanescentes negam a possibilidade de dissolução do grupo e criticam a imprensa por causa dos recorrentes boatos a esse respeito. Os comentários sobre o fim do quarteto se tornaram mais fortes após o lapso de três anos que separou o lançamento do segundo CD das cantoras, em 1997, e "Forever".
Além da entrevista, o "Europop" traz os clipes das músicas "Holler", "Wannabe" e "Say You'll Be There". Também no terreno "videocliptico", o programa exibe o making of de "Let Love Lead Way".

FILMES

Solidão em obra-prima de Nicholas Ray

Em "Cinzas Que Queimam" (Cinemax Prime, 19h30) há grandes interpretações, de Robert Ryan e Ida Lupino. Há sobretudo um policial amargurado, despachado pelos chefes para longe, como punição.
Herói solitário. Solitário ao quadrado, pois um herói de filme de Nicholas Ray, de uma das obras-primas de Ray, na verdade. Herói sobretudo em conflito com o mundo. É a não perder.
Em "Meninos Não Choram" (Telecine Premium, 19h05) também há uma grande interpretação, a de Hilary Swank, que ganhou o Oscar de melhor atriz de 1999.
"Cinzas" está na história do cinema. É um filme que ficou, como se diz. É improvável que "Meninos" também fique, mas a interpretação de Hilary é para ser lembrada. (INÁCIO ARAUJO)


DEBATE

Samir Amim fala sobre os rumos da globalização
Professor da Sorbonne e presidente do Fórum do Terceiro Mundo, em Dakar, Amim será entrevistado por Elizabeth Carvalho, no programa "Milênio" (Globo News, 23h). O economista é considerado um dos mais importantes representantes da esquerda contemporânea e, no programa, apresenta suas opiniões sobre a atual fase do "capitalismo globalizante". Para Amim, esse modelo está em crise. Ele também fala sobre os caminhos do socialismo no último século e os rumos possíveis para a economia global.
FUTURO

Programa mostra chances de habitação em Marte
O documentário "Marte: Conquistando o Planeta" (Discovery Channel, 22h) revela detalhes sobre as missões não-tripuladas ao "planeta vermelho". Entrevistas com especialistas também mostram haver previsão de que, até 2015, será possível ao homem finalmente pôr os pés em Marte. O programa faz parte do bloco "O Espaço: Casa do Futuro", que o canal leva ao ar com produções relacionadas à exploração do sistema solar e às possibilidades de habitação em outros planetas.



Texto Anterior: Astrologia: Barbara Abramo
Próximo Texto: Barbara Gancia: E tome cone de sorvete na testa!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.