São Paulo, sexta-feira, 30 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Dimensões Variáveis"

Jovens em ascensão tiram salão da inércia

FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Há quase 20 anos, o piso Caio Graco, do Centro Cultural São Paulo (SP), abriga o projeto Programa de Exposições, uma espécie de salão para o qual artistas, em geral jovens, concorrem para conseguir um espaço ao longo do ano.
"Dimensões Variáveis", mostra que atualmente ocupa o piso Caio Graco, prova como esse difícil espaço pode ser bem ocupado, se houver uma curadoria. Justamente por isso, revela-se a necessidade de se repensar o Programa de Exposições, que se tornou um tanto burocrático. Com curadoria de José Augusto Ribeiro, "Dimensões Variáveis" apresenta quatro artistas em ascensão na cena contemporânea. São eles Daniel Acosta, Felipe Cohen, Marcius Galan e Nicolás Robbio, todos conhecidos por obras que ocupam o espaço expositivo de forma instigante.
Galan, por exemplo, camufla um de seus trabalhos na sinalização dos hidrantes do local, ao mesmo tempo em que apresenta algumas obras que se apropriam de sinalização urbana. Esse diálogo com a cidade e seus elementos visuais pode ser visto também nas obras de Robbio, Cohen e Acosta, cada um problematizando essa questão de diferentes formas e estilos.
Poucas paredes, obras que se espalham pelo piso todo e dialogam com a cidade, aproveitando o ambiente envidraçado de Centro Cultural. Tudo isso revela que estava na hora de a instituição sair da inércia de um programa que teve sentido quando criado e já estava em decadência há muito tempo.


DIMENSÕES VARIÁVEIS

Quando: de ter. a sex., das 10h às 20h; sáb. e dom., das 10h às 18h; até 4 de julho; livre
Onde: Centro Cultural SP (r. Vergueiro, 1.000, tel. 0/xx/11/3397-4002)
Quanto: entrada franca
Avaliação: ótimo




Texto Anterior: Mostra no Rio revela NY por Torres Garcia
Próximo Texto: Crítica/"You Don't Know Jack": Al Pacino interpreta "Dr. Morte" em telefilme político sem proselitismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.