São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Jack
SBT, 14h.

(Jack). EUA, 1996, 109 min. Direção: Francis Ford Coppola. Com Robin Williams, Diane Lane, Jennifer Lopez. Williams faz um menino com doença rara que o faz envelhecer quatro vezes mais rápido do que o normal das outras pessoas. Uma situação mais do que trágica para ele e sua família, já se pode presumir, que leva ao isolamento e instiga preconceitos variados. Coppola trata o caso com extrema delicadeza e senso das medidas. Não é uma obra-prima do diretor, mas, abstraindo-se que o filme é assinado por ele, fica bem acima da média.

Segredo de Sangue
Record, 22h.

(Hush). EUA, 1998, 95 min. Direção: Jonathan Darby. Com Gwyneth Paltrow, Johnathon Schaech, Hal Holbrook, Jessica Lange. Depois que casa, jovem vai ao encontro da sogra, no rancho da família do marido. Descobre então que a boa senhora não é tão boa quanto imaginava e é possessivíssima em relação ao filho. Em todo caso, mais vale ficar com a sogra (Lange) do que com a consorte (Paltrow).

O Desafio Final
Bandeirantes, 22h.

(The Shooter). República Tcheca/ Espanha/EUA, 1995, 101 min. Direção: Ted Kotcheff. Com Dolph Lundgren, Maruschka Detmers. Agente encarregado de prender uma assassina de elite consegue executar o serviço como planejado, enfrentando as poucas dificuldades esperadas. Antes, porém, de entregá-la às autoridades, descobre uma conspiração para arruinar um delicado encontro entre embaixadores de dois países em litígio, reunidos para encontrar uma solução pacífica para suas desavenças, e, mais, jogar a culpa sobre a mulher. Ou seja: o canadense Kotcheff, de passado glorioso, ganha a vida como pode ou, mais provável, consegue.

Quando Setembro Vier
Bandeirantes, 1h30.

(Come September). EUA, 1961 113 min. Direção: Robert Mulligan. Com Rock Hudson, Gina Lollobrigida, Sandra Dee. Rock Hudson é o milionário que decide passar o mês de julho em sua propriedade italiana -em vez de setembro, como costuma fazer habitualmente- e a descobre transformada em um hotel, sem sua autorização. Ele saberá, no entanto, tirar proveito da situação. Comédia romântica em que o senso de oportunidade e o olhar agudo de Mulligan se impõem. Diversão de primeira.

As Cinzas de Papai
SBT, 2h.

(Scatering Dad). EUA, 1997. Direção: Joan Tewkesbury. Com Olympia Dukakis, Lucinda Jenney. Após a morte do marido, mulher tenta no limite de suas forças reconstruir a família e reaproximar as duas filhas. Seu principal problema nessa empreitada: uma enorme insegurança, que se traduz pelas recorrentes visões do marido pedindo para ser cremado (ele, que havia sido enterrado, seria um fantasma assombrando a viúva?). Totalmente descartável. Feito para TV.

Intercine
Globo, 2h05.

Na quinta será exibido na sessão dita interativa do canal o preferido dos espectadores votantes, entre "Uma Mulher para Dois" (1993, de John McNaughton, com Robert de Niro, Uma Thurman) e "O Trovão Azul" (1982, de John Badham, com Roy Scheider, David Sheiner).

Trânsito Muito Louco
Globo, 4h.

(Blue Collar). EUA, 1985, 91 min. Direção: Neal Israel. Com John Murray, Sally Kellerman, Jennifer Tilly. Mais um filme na linha "Loucademia de Polícia" (ou seja, temas aparentemente banais e cotidianos transformados com maior ou menor sucesso em pastelão). Agora, motoristas imprudentes são obrigados a passar pelas pressões de um treinamento, para obterem novamente o direito de dirigir. Muita pressão, pouca expressão.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Tema religioso aproxima Malle e Curtis

De algum modo a religião está implicada profundamente em dois filmes de hoje. "Adeus, Meninos" (Telecine Emotion, 21h45) narra o que se passa em um colégio católico na França da Segunda Guerra. Mais precisamente: a tentativa de proteger os garotos judeus dos racistas.
Se não é o melhor, está entre os dois ou três melhores filmes de Louis Malle.
Já "O Egípcio" (Telecine Classic, 22h) trata de um médico na corte do faraó Akhenaton.
O filme sofre por ser uma superprodução, perder-se em tolices e não mostra com clareza a contribuição do faraó, provável introdutor do monoteísmo, para a espiritualidade.
Mas há o que ver, até nessa perspectiva, nesse filme dirigido por Michael Curtis. (INÁCIO ARAUJO)

SOLIDARIEDADE

ESPN Brasil mostra projetos sociais no Estado de São Paulo
O "Social Clube" (ESPN Brasil, 21h) traz reportagens sobre entidades dedicadas ao trabalho social com crianças em São Paulo. Entre elas, está a ONG Casa do Zezinho, que oferece educação, cultura e lazer a 520 meninos e meninas de famílias de baixa renda na capital paulista; e o projeto Ser e Crescer, da cidade de Rio das Pedras, que proporciona aulas de reforço escolar e atividades esportivas, como capoeira, educação física, vôlei e futebol a 30 crianças de uma de suas áreas mais carentes.

MÚSICA

História do Nirvana é destaque no Multishow
O Multishow leva ao ar, às 16h, o "Na Batida do Rock - Nirvana". O programa traz entrevistas com Dave Grohl e Krist Novoselic, respectivamente ex-baterista e ex-baixista do grupo; e Courtney Love, viúva de Kurt Cobain, vocalista, guitarrista e compositor. A atração conta a história da banda, de seu surgimento na sombria Seattle (EUA) ao sucesso mundial do disco "Nevermind" e ao ocaso, causado em boa parte pelos problemas com drogas de Cobain, que se matou com um tiro na cabeça em abril de 1994.

SHOW

HBO exibe show de Janet Jackson no Havaí
Às 21h, vai ao ar no canal HBO "Janet Jackson in Concert -Um Concerto no Havaí". A apresentação foi registrada em fevereiro deste ano, durante a passagem da cantora pelo Aloha Stadium, em Honolulu. O repertório reúne sucessos da carreira de Janet e canções de seu mais recente CD, "All for You". O programa mostra ainda trechos de videoclipes e os bastidores do show, como cenas em que a irmã de Michael Jackson muda seu figurino no intervalo das músicas.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Socorro! O Galvão de verde tá o próprio papagaio!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.