UOL


São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Águia de Aço 2
SBT, 15h45.
 
(Iron Eagle 2). Canadá/Israel, 88. Direção: Sidney J. Furie. Com Louis Gossett Jr., Mark Humphrey, Stuart Margolin. Novamente o Oriente Médio em questão em um filme. Outra vez aviadores envolvidos em missões implausíveis. Nada a ver.

Os Reis da Praia
Globo 15h40.
  
(Side Out). EUA, 90. Direção: Peter Israelson. Com C. Thomas Howell, Peter Horton, Courtney Thorne-Smith. Universitário ambicioso descola um bico durante suas férias de verão e verá que se meteu em uma grande roubada: sua tarefa é entregar avisos de atraso de aluguel.

Duelo de Dragões
Record, 21h.
 
(Bridge of Dragons). EUA, 99, 92 min. Direção: Isaac Florentine. Com Dolph Lundgren, Rachel Shane, Cary-Hiroyuki Tagawa. Homem mau quer casar com princesa cujo pai assassinou, a fim de acumular mais poder. Dolph tentará evitá-lo. Um filme de 1999, com história de 1909.

A Última Luta
SBT, 22h30.
  
(The Legend). China, 92. Direção: Cory Yuen. Com Jet Li, Josephine Siao, Michele Reis, Sibelle Hu. Jet Li é Fong Sai-Yuk, lutador que precisa defender sua família quando o patriarca começa a ser perseguido por servos de um imperador. Em uma trama paralela, o rapaz apaixona-se pela filha de um rico mercador.

Mangler - O Grito do Terror
Bandeirantes, 1h.
 
(The Mangler). EUA, 94, 105 min. Direção: Tobe Hooper. Com Robert Englund, Ted Levine, Daniel Matmor. Em uma pequena cidade do Maine, máquina desarranjada de uma lavanderia comete os mais atrozes assassinatos. A humanização de objetos, à maneira de "Christine, o Carro Assassino", é o centro desse filme baseado em Stephen King. Mas Tobe Hooper já teve dias mais gloriosos.

Intercine
Globo, 1h45.

Encerra a semana da sessão interativa quem ganhar mais votos: "Coração Satânico" (87, de Alan Parker, com Mickey Rourke, Robert de Niro) ou "Unidos pela Esperança" (94, de Robert Allan Ackerman, com Susan Sarandon, Sam Shepard).

Onze Homens e Um Segredo
Globo, 3h40.
  
(Ocean's Eleven). EUA, 60, 127 min. Direção: Lewis Milestone. Com Frank Sinatra, Sammy Davis Jr., Dean Martin, Peter Lawford. Um filme da "gangue Sinatra", à vontade até demais na história dos ex-membros de um mesmo esquadrão que decidem roubar cinco cassinos de Las Vegas de uma só tacada. Tudo corre bem. Mesmo o fato de um deles morrer do coração não representa grande problema. O problema aparece quando resolvem esconder o dinheiro no caixão do finado. Comédia assim-assim. (IA)

Falta de espaço para monotonia

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Quem quiser aprender o que é cinema tem em "A um Passo da Liberdade" (Telecine Classic, 2h10) uma lição preciosa.
Isso vem em boa parte da banalidade da história, em que um grupo de presidiários arquiteta uma fuga. Dessa história mil vezes contada, Jacques Becker extrai um filme original.
Os homens quase não falam. Tramam em silêncio, disfarçam, cavam túneis, buscam saídas, desenvolvem códigos de comunicação próprios de prisões.
Não há um segundo em que o espectador não se sinta inquieto, não tema pelo seu destino, não partilhe sua ânsia de liberdade, não queira avisá-los de que o perigo se aproxima.
O espaço, basicamente, é o de uma cela. No entanto, nessas quatro paredes não há lugar para monotonia. Há um mundo inteiro.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Marta taxa CD do Supla!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.