UOL


São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Nem tão sensacional, nem tão desprezível

DA REPORTAGEM LOCAL

Morcheeba é grupo que já foi superestimado e subestimado, nessa ordem. A coletânea "Parts of the Process", precoce para uma banda de apenas quatro álbuns lançados, parece ser feita sob medida por sua gravadora para tentar recompor a trajetória da "banda que saiu da moda".
Melhor seria reouvir álbum por álbum (via internet, quem sabe?), mas, vá lá, até que serve para lembrarmos que Morcheeba não é tão sensacional quanto se pensava em 95, nem tão desprezível como se passou a julgar de 2000 em diante.
Traz o que havia de inevitável no início, de "Trigger Hippie" (95) e das faixas extraídas do primeiro álbum, "Who Can You Trust?" (96).
Hoje eles soam meio indigestos, já que o trip hop foi mesmo moda que nasceu, cresceu e caducou em tempo estreito demais.
Temas do climático segundo CD, "Big Calm" (98) oscilam para cá e para lá, qual ondas na maré -é o caso da linda "The Sea", ou de "Let Me See", ou ainda de "Blindfold".
O que pode espantar são as fagulhas retiradas do desprezado "Fragments of Freedom" (2000), já dignas de merecer uma reavaliação. "World Looking In" e "Rome Wasn't Built in a Day" soam consistentes após três anos, mesmo que poucos queiram de fato ouvi-las.
Enquanto modinha, Morcheeba e trip hop talvez não fossem mesmo tanto assim. Mas as canções de "Fragments of Freedom" e do recentíssimo (ai, essas coletâneas) "Charango" evidenciam que há algum sabor, certo virtuosismo, muita dignidade.
De que ninguém teve coragem foi incluir a ácida "São Paulo", bem britânica e bem paulistana, na seleção de "sucessos".
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Parts of the Process   
Grupo: Morcheeba
Lançamento: Warner (em julho)
Quanto: R$ 28, em média



Texto Anterior: Música/lançamento: Na trilha do crepúsculo
Próximo Texto: Outros lançamentos - Entre tapas e beijos: Áudio-Retrato
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.