UOL


São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2003

Texto Anterior | Índice

"PAULA LIMA"

Delicadeza vocal é a nova descoberta

DA REPORTAGEM LOCAL

"Paula Lima", segundo álbum solo da ex-crooner da banda Funk como le Gusta, é momento de choque para sua autora.
Há dois anos ela ganhou vôo autônomo com "É Isso Aí!" (pela independente Regata), em que equacionava o peso histórico de soul, funk e samba-rock com humores de nova geração de canto, composição e produção.
Hoje, ainda reserva grande espaço ao sangue novo (a banda resiste, Seu Jorge entrega "Gafieira S.A.", aparece o bom autor Eugênio Dale), mas ao mesmo tempo se verga ao tacão da velha guarda.
Guto Graça Mello estabelece produção competente e concisa -mas às vezes passadista. Nos piores momentos, submete Lima à cafonice datada de versões em português para standards óbvios de Burt Bacharach e Glenn Miller.
Outro veterano age em sentido diverso. Lincoln Olivetti, mago dos teclados dos 80 depois caído em desuso, brilha nas releituras de "Estou Livre" e "Foi para o Seu Bem", ambas de sua co-autoria.
Surpresa é "Foi para o Seu Bem", lançada efusivamente por Tim Maia em 79. Lima, mais afeita ao expressionismo vocal, transforma-a em pérola de suavidade, invertendo sentidos para o ex-funk e para si. O mesmo ocorre em "Valerá a Pena", de Dorival Caymmi, o instante inesperado do repertório. Revelação é a compatibilidade entre Caymmi e samba-soul, entre Lima e delicadeza.
Interessam à composição do futuro, mais que regravar de novo "Meu Guarda-Chuva" (de Jorge Ben), as faixas dos novos, a atuação de sua banda.
Ela tem 32, e o futuro promete bem mais do que já houve até aqui. Desde que saiba e consiga equacionar a turma antiga da Universal com sua própria, novinha em folha e ainda sem muito espaço nas paradas de sucesso.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Paula Lima    
Lançamento: Universal
Quanto: R$ 25, em média



Texto Anterior: "Poptival": Humor irônico reaparece de mansinho
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.