UOL


São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"POPTICAL"

Humor irônico reaparece de mansinho

DA REPORTAGEM LOCAL

"Poptical" parece iniciar um processo de reajuste entre Ed Motta e sua obra, e é promissor exatamente nesse sentido.
Quando estreou, ainda adolescente, ele parecia exatamente isso: um adolescente transbordante cantando soul e funk para divertir e fazer dançar.
Abruptamente, descobriu MPB, bossa nova & outros bichos e virou adulto precoce, sisudo, forrado de maneirismos vocais.
Em "Poptical", Ed Motta volta a rejuvenescer. Disso resulta "Tem Espaço na Van", parceria com o tonitruante Seu Jorge e certamente a música mais gostosa que ele canta desde as históricas "Manuel" e "Vamos Dançar", ambas do primordial 1988.
Ali ele se permite ser jovem bem-humorado outra vez, mas não fica só nisso. Em outro momento o espírito juvenil volta acompanhado de inédita maturidade. É a climática "Fox do Detetive", engraçada e sofisticada de uma vez só.
Ali se encontra a síntese agora almejada, mas ainda não alcançada. No mais do disco, a deliciosa cama de sintetizadores passadões ainda contrasta (e às vezes se choca) com o pendor de Ed Motta ao barroco, ao hábito de exibir mais maturidade e consistência do que talvez ele possua de fato.
São prato cheio para formalistas faixas como "Minha Casa, Minha Cama, Minha Mesa" e temas cinematográficos em inglês -nelas Motta ainda deixa sobrar um desajuste entre o velho e o menino. Mas, mesmo nelas, o exibicionismo juvenil que se travestia de contorcionismo vocal já vem em plena rota de equalização.
Ele tem 31, e o futuro promete bem mais do que já houve até aqui. "Tem Espaço na Van" e "Fox do Detetive" estão aí para dar testemunha em favor.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Poptical    
Artista: Ed Motta
Lançamento: Trama
Quanto: R$ 26 (preço sugerido)



Texto Anterior: Música: Ed Motta e Paula Lima se cruzam em rotas opostas
Próximo Texto: "Paula Lima": Delicadeza vocal é a nova descoberta
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.