UOL


São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Uma Lição de Amor
Record, 14h.
 
(Goodbye Bird). EUA, 93, 90 min. Direção: William Clark. Com Christopher Pettiet, Cindy Picket. Diretora de escola persegue aluno a quem acusa pelo sumiço de um papagaio e uma aliança. Bye, bye.

As Grandes Aventuras de Pee-Wee
SBT, 15h45.
   
(Pee-Wee's Big Adventure). EUA, 85, 90 min. Direção: Tim Burton. Com Paul Reubens, Elizabeth Daily. Pee-Wee, homem e criança ao mesmo tempo, atravessa o país em busca de sua bicicleta roubada. Tim Burton antes de se tornar conhecido. A ver.

Sempre Amigos
Globo, 15h45.
  
(The Mighty). EUA, 98, 100 min. Direção: Peter Chelson. Com Sharon Stone, Gena Rowlands. Dois meninos, o solitário Max e Kevin, com um problema de nascença nas pernas, fazem amizade e vivem aventuras, interiores e exteriores. Embora os heróis sejam os garotos, Stone e Rowlands são as estrelas deste filme bem recebido nos EUA.

Viagem ao Inferno
Record, 20h50.
 
(Backroad Justice). EUA, 2000, 94 min. Direção: Eric Weston. Com Michael Madsen, Michelle Scarabelli. Família em férias é sequestrada por bandido em plena estrada. Viagem ao inferno é, em todo caso, um título honesto.

Regras do Jogo
Globo, 22h20.
  
(Rules of Engagement). EUA, 2000, 128 min. Direção: William Friedkin. Com Tommy Lee Jones, Samuel L. Jackson, Ben Kingsley. Coronel comanda tropa que garante segurança à embaixada dos EUA no Iêmen. Morre um monte de gente. O coronel é levado à Corte Marcial por matar civis desarmados. Não é nada bobo este filme: é o conflito americano por excelência (garantir segurança versus matar inocentes) que está em seu centro. Inédito.

Intercine
Globo, 2h45.

Abre a semana o eleito dos espectadores, entre "Um Crime Mais que Perfeito" (96, de Deborah Dalton, com Joe Penny, Teri Garr) e "Digital Man" (94, de Phillip Roth, com Ken Olandt, Kristen Dalton). (IA)

O futuro bate à nossa porta

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Só se vive uma vez, como diria Fritz Lang. Também só se volta para o futuro uma vez, de maneira que "De Volta para o Futuro -Parte 2" (TNT, 17h) recende a fórmula e está longe de ostentar o vigor e a inventividade do primeiro filme da série, também de Robert Zemeckis.
Mas existe ali uma sequência notável, que diz respeito à hipótese de um futuro alternativo, uma virtualidade que cabe ao herói evitar que aconteça de fato. No anos 80, o virtual ainda não era um ponto-de-venda. Mas não é isso que vem ao caso e sim que nesse futuro as pessoas vivem em ruas tristes e escuras, fechadas em casas cheias de grades, armadas até os dentes, à espera dos malfeitores.
Sequência terrivelmente realista, pois esse futuro embrutecido parece ser aqui e nada virtual.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.