UOL


São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo começa a projetar futuro da TV

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O telespectador do futuro vai ver TV em um aparelho que funciona como telefone, microcomputador e rádio, cabe no bolso, sintoniza em qualquer lugar e toca o plim-plim da Globo. Pelo menos é assim o que imagina Marluce Dias da Silva, diretora-geral licenciada da Globo.
Em reuniões com executivos da emissora na semana passada, que marcaram a retomada, ainda parcial, de suas atividades na Globo, Marluce anunciou que a elaboração de um projeto de produção e geração de conteúdo de televisão para "novas mídias" será sua prioridade nos próximos meses. Ela disse que irá formar grupos de trabalho para o projeto.
Marluce afirmou que está preocupada com o avanço de tecnologias que permitem a recepção de sinais de vídeo por microcomputadores e telefones celulares. Ela acredita que a banda larga estará totalmente implantada no Brasil nos próximos dois anos, o que possibilitará às operadoras de telefonia fixa e móvel distribuir conteúdo de TV com qualidade.
Para Marluce, esse cenário irá causar mudanças de comportamento de telespectadores e a televisão convencional será prejudicada. Aos diretores da Globo, ela afirmou que a emissora ainda não está preparada para produzir e distribuir conteúdo para novas plataformas tecnológicas e que, se não reagir rapidamente, perderá espaço para grupos internacionais e telefônicas.

OUTRO CANAL

Fila
O encontro de Lula com apresentadores de programas de TV só deverá ocorrer na segunda quinzena de julho, após viagem do presidente à Europa, segundo a assessoria do Palácio do Planalto. A reunião estava marcada para a segunda passada, mas foi adiada.

Cenário
O primeiro telefilme da Record deverá ser rodado em outubro na Chapada Diamantina, na Bahia, com um enxuto orçamento de R$ 250 mil. Será o piloto de projeto de exibição de um telefilme por mês e seriados regionais no ano que vem.

Soma 1
Em tempos de vacas magras, SBT e Rede TV! comemoram os resultados de ações baseadas em eventos. O SBT lucrou R$ 2 milhões com o patrocínio das transmissões (em São Paulo, só flashes e um "SBT Repórter" no próximo dia 9) do festival de Parintins, no Amazonas, que termina hoje.

Soma 2
Já a Rede TV! faturou R$ 1 milhão com a venda de três cotas de patrocínio do "Inverno 40 Graus", que consiste na exibição de programas diretamente de Campos do Jordão (SP).

Grito
José Luiz Datena e Jorge Kajuru têm reunião hoje com a cúpula da Band para bater o martelo sobre o programa dominical a ser apresentado pelos dois. Se a emissora não garantir um investimento inicial de R$ 800 mil, Datena e Kajuru podem abortar o projeto.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.