São Paulo, Sexta-feira, 30 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÁDIO
Governo libera 70 emissoras "cocoricó"

DANIEL CASTRO
da Reportagem Local

Finalmente, mais de um ano após a publicação da lei 9.612/ 98, que criou as rádios comunitárias, o governo começa a regularizar as primeiras emissoras do gênero.
Na última terça, o presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou que estará enviando na próxima semana ao Congresso pedido de autorização de funcionamento das primeiras 70 rádios comunitárias.
O governo promete liberar pelo menos 60 rádios comunitárias por mês até chegar a cerca de 3.000 emissoras.
FHC disse na terça que, antes das rádios comunitárias, "a gente ouvia dizer que só quem tinha muito dinheiro é que podia instalar uma rádio. Agora, o cidadão (...) pode pedir e conseguir a sua rádio".
Não é tão democrático assim. As comunitárias são extremamente limitadas: o alcance é restrito a 1 km de raio, têm de ser operadas por fundações ou associações sem fins lucrativos, não podem ter publicidade e até a programação está engessada. Por isso, são chamadas de rádios "cocoricó".
E, na Grande São Paulo, onde hoje há mais de mil clandestinas, não há a menor previsão de que um dia o governo irá destinar uma ou duas frequências para as comunitárias.

A partir da próxima semana, este espaço passa a alternar a publicação do dial de FM de São Paulo com o de AM e com audiência das emissoras.

E-mail: daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: James Foley entrega encomenda com defeito
Próximo Texto: Teatro: "A Filosofia na Alcova" volta imoral
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.