São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Artista lança hoje livro no MAM paulista

Publicação consagra dez anos de carreira de Adriana Varejão

DA REPORTAGEM LOCAL

Há algo para comemorar com o livro "Adriana Varejão", que é lançado hoje no Museu de Arte Moderna de São Paulo. É raro encontrar integração tão perfeita entre programação visual, textos e imagens, o que foge de certo oportunismo na atual febre de livros de artistas, feitos graças às leis de incentivo à cultura.
A publicação vem em edição bilíngue (inglês e português), organizada pela curadora norte-americana Louise Neri, pois será lançada também nos EUA. A artista carioca está em ascendente carreira internacional: abre em novembro mostra individual na galeria Victoria Miró, após participar de coletivas em Madri, Nova York e Washington.
"É um livro leve, para levar para a cama, ninguém precisa de musculação para manuseá-lo", diz a artista. Mas ela não está apenas brincando. Por leve, Varejão explica ter tido como objetivo produzir uma publicação que não fosse por demais acadêmica e que apresentasse as idéias e obras com clareza. "Foram quatro meses de intenso diálogo com Louise Neri para chegar ao texto de abertura do livro e sua formatação."
Há ainda um segundo texto, este do curador brasileiro Paulo Herkenhoff, que analisa a obra "Azulejões", exposta na galeria Camargo Vilaça, em São Paulo, e depois em versão ampliada no MAM carioca, no ano passado.
A publicação apresenta obras dos últimos dez anos da carreira da artista. "É o período em que minha obra começa a formar um sentido, os outros cinco anos são um pouco destoantes", afirma Varejão. (FABIO CYPRIANO)



ADRIANA VAREJÃO - Edição: Louise Neri. 151 págs. R$ 50. Lançamento: hoje, às 19h, no Museu de Arte Moderna de SP (parque Ibirapuera, portão 10).


Texto Anterior: Teatro: Texto do romano Apuleio dá voz a diferenças do mundo globalizado
Próximo Texto: Panorâmica - Cinema: Debate sobre olhar feminino acontece hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.