São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Brasileiro monta peça em base aérea dos EUA na Itália

Texto do romano Apuleio dá voz a diferenças do mundo globalizado

DA REPORTAGEM LOCAL

O encenador teatral Maurício Paroni de Castro, 40, está acostumado à falta de fronteiras do mundo atual: seus anos se dividem entre o Brasil, a Escócia -onde é associado à companhia Suspect Culture- e a Itália.
É na terra de Dante que ele faz amanhã a primeira de duas apresentações de "Asno de Ouro", na sua versão para a reunião de 11 escritos do romano Apuleio (séc. 2).
Bem, na Itália, "ma non troppo": a peça está sendo ensaiada desde o começo de agosto na maior base aérea dos EUA na Europa, em Aviano, próxima à fronteira da Croácia.
"É como se estivesse em cima de uma mina", diz Paroni de Castro, descrevendo o aparato militar no local, onde convivem 4.000 italianos e quase 10 mil americanos.
Ele diz ter buscado uma "chave cômica" para atualizar a história do homem que, por magia, é transformado em asno e não consegue mais comunicar o que continua pensando como humano.
"Comparo com pessoas que não podem se expressar por questões raciais, culturais", diz.
Para fazer com que o texto se refira às diferenças do mundo globalizado, a montagem usa inglês, português, italiano e o dialeto da região de Friuli-Venezia-Giulia, traduzidos por dois atores.
"O truque era fazer em línguas que não se entendessem", diz, explicando a metáfora. A tradução acontece enquanto o asno ainda tem forma de homem, no primeiro ato. Depois, "desesperado, começa a distribuir textos à platéia", conta Paroni.
Entre os textos, trechos do livro "No Logo", de Naomi Klein, bíblia da juventude antiglobalização, e depoimentos de pessoas da base. Outro apoio fica por conta, por exemplo, de pinturas que vão "narrando" cenas.
Se passa as fronteiras linguísticas, "Asno de Ouro", porém, não vence certas barreiras: a sessão de amanhã é no teatro da cidade, para o público em geral; no dia 4, é encenada dentro da base, para militares e convidados. (FA)



Texto Anterior: TV X Cinema: Bandeirantes diz que taxa é "confiscatória"
Próximo Texto: Artes plásticas: Publicação consagra dez anos de carreira de Adriana Varejão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.