São Paulo, segunda-feira, 30 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Série de livros une grandes escritores e artistas

Ilustrações de Goeldi inspiram lançamento de coleção pocket

LUCIANA ARAUJO
DA REDAÇÃO

A editora Cosac & Naify está lançando uma coleção de livros de bolso com clássicos da literatura. Os primeiros títulos são os contos "A Causa Secreta", de Machado de Assis, e "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe, com tradução de Bernardo Carvalho.
O editor Augusto Massi conta que a idéia de publicá-la nasceu com a descoberta de desenhos de Oswaldo Goeldi (1895-1961). Ele, um dos maiores gravuristas do Brasil, foi autor das ilustrações para o conto de Machado, publicadas em 1923 na revista "A Ilustração Brasileira", e para "O Gato Preto", de Poe, em "Leitura para Todos" (1920).
"Assim que tivemos acesso às imagens, pensamos em qual seria o formato ideal para reproduzi-las sem perda de qualidade. Optamos pelo pocket", explica Massi.
Roberta Saraiva, chefe da divisão técnica do Museu Lasar Segall, encontrou as ilustrações de Goeldi no acervo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo (USP).
Desde a coleção infanto-juvenil "Dedinho de Prosa", a editora tomou a iniciativa de juntar o trabalho de escritores importantes com ilustrações de grandes artistas. O interesse de trazer à tona o trabalho de Goeldi também já fora manifestado. Em 1999, a Cosac publicou "Goeldi", do crítico Rodrigo Naves.
A procura por trabalhos de grandes ilustradores continua. "Dos anos 20 aos 50 do século passado a ilustração brasileira viveu sua época de ouro. As grandes descobertas serão daí", supõe o editor. Caso dos desenhos de Poty (1924-98) para "A História do Town-Ho", de Herman Melville, capítulo de "Moby Dick" escrito originalmente na forma de conto, publicados pela editora José Olympio em 1957.
A coleção não tem nome, mas uma cara bem definida. O começo dos contos está na capa e as ilustrações são sempre em preto-e-branco. Os livros custam cada um R$ 15, mais caros que a média das edições pocket.
"O Roubo do Elefante Branco", de Mark Twain, "A Noite", de Guy de Maupassant, e "A História do Town-Ho" saem a partir de setembro. Todos terão novas traduções feitas a partir dos orginais.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Erudito: Kremer e Cordas de Lucerna "disputam" concertos em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.